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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7662-1098
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Diálogos de professores: efeitos do Enem nos saberes e nas práticas docentes de História e de Língua Portuguesa do IFTM
Alternate title (s): Teacher dialogues: effects of Enem on IFTM's knowledge and teaching practices in History and Portuguese Language
Diálogos de profesores: efectos de Enem en el conocimiento y en las prácticas docentes de Historia y Lengua Portuguesa de IFTM
Author: Nascimento, Carla Alessandra de Oliveira
First Advisor: Guimarães, Selva Eliamar
First member of the Committee: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Second member of the Committee: Miranda, Sônia Regina
Third member of the Committee: Vieira, Vânia Maria de Oliveira
Fourth member of the Committee: Guimarães, Iara Vieira
Summary: Esta investigação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), na Linha de Pesquisa “Saberes e Práticas Educativas”. O estudo teve por objetivo compreender os efeitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos saberes e nas práticas de professores de História e de Língua Portuguesa do ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), inspirada na Abordagem do Ciclo de Políticas, desenvolvido por Ball e Bowe (1992). O estudo está inserido no campo da abordagem qualitativa da pesquisa educacional, e a revisão bibliográfica perpassou todas as etapas de realização da pesquisa. A opção metodológica adotada foi o estudo de caso, fundamentado em Stake (1983), Yin (2001), Ludke (1983), Alves-Mazzotti (2006) e André (2008; 2013). Os procedimentos de coleta de dados foram o questionário, a entrevista narrativa – baseada no aporte teórico metodológico da história oral temática, conforme Thompson (2002), Connelly e Clandinin (1995), Portelli (1996), Guimarães (1997), Joutard (2000), Meihy e Ribeiro (2011), Meihy e Holanda (2015), Jovchelovitch e Bauer (2015) – e a análise de documentos públicos. A análise dos dados teve como referencial teórico-analítico a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011) e a análise documental, de acordo com Cellard (2008). Os colaboradores da pesquisa foram 38 professores do IFTM, das disciplinas História e Língua Portuguesa, aos quais foi aplicado o questionário. Dentre eles, 16 foram selecionados para a realização das entrevistas narrativas. Como efeitos do Enem, nesta investigação, verificaram-se deslocamentos e rupturas das concepções que os professores colaboradores possuíam sobre o Exame em diferentes épocas. O registro de deslocamentos das concepções foi maior do que o de rupturas. Identificaram-se efeitos do Enem relativos a adesões, resistências e dificuldades dos docentes em relação ao Enem como instrumento de avaliação dos concluintes do ensino médio (em que prevaleceu a resistência dos professores colaboradores) e como forma de acesso ao ensino superior (em que prevaleceu a adesão, desde que o Enem esteja associado à política de cotas). Ficou evidente o efeito do Enem nos saberes e nas práticas dos professores no que diz respeito à interdisciplinaridade (História e Língua Portuguesa). Constatou-se que os investigados têm autonomia e oportunidades em relação ao Enem no IFTM. Entretanto, essa autonomia não se constituiu sem resistência, que se deu, principalmente, na coexistência entre o ensino técnico e o propedêutico. Os efeitos nos saberes e nas práticas dos professores investigados ocorreram, principalmente, em razão da demanda dos alunos. O Enem influencia os currículos dos docentes e os materiais didáticos que usam, mas não os compõe com exclusividade, uma vez que outros documentos, como os PPCs dos cursos, também marcam os currículos construídos em sala de aula. Em relação aos efeitos do Enem enquanto política pública de educação e seu papel na composição da justiça social, para os professores investigados, o Exame contribui com a justiça social ao aproximar o acesso ao ensino superior de um processo mais democrático e por vincular-se a outros programas de políticas educacionais, como o Prouni e o Fies.
Abstract: This investigation was carried out in the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED / UFU), in the line of research Knowledge and Educational Practices. The study aimed to understand the effects of the National High School Examination (ENEM) on the knowledge and practices of high school History and Portuguese language teachers at the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM), inspired by the Policy Cycle Approach, developed by Ball and Bowe (1992). The study is inserted in the field of qualitative educational research approach, and the bibliographic review went through all the stages of conducting the realization of the research. The methodological option adopted was the case study, based on Stake (1983), Yin (2001), Ludke (1983), Alves-Mazzotti (2006) and André (2008; 2013). The data collection procedures were the questionnaire, the narrative interview - based on the theoretical methodological support of thematic oral history, according to Thompson (2002), Connelly and Clandinin (1995), Portelli (1996), Guimarães (1997), Joutard (2000 ), Meihy and Ribeiro (2011), Meihy and Holanda (2015), Jovchelovitch and Bauer (2015) - and the analysis of public documents. The data analysis had Bardin's Content Analysis (AC) as its theoretical-analytical reference (2011) and the documentary analysis, according to Cellard (2008). The research collaborators were 38 teachers from IFTM, from the disciplines History and Portuguese Language, to whom the questionnaire was applied. Among them, 16 were selected to carry out the narrative interviews. As effects of Enem, in this investigation, it was found that there were dislocations and ruptures in the conceptions that the collaborating teachers had about the Exam at different times. The record of displacement of the conceptions was greater than that of ruptures. The effects of Enem related to teachers' adhesion, resistance and difficulties in relation to Enem were identified as an instrument for evaluating high school graduates (in which the resistance of collaborating teachers prevailed) and as a way of accessing higher education (in which it prevailed adhesion, since Enem is associated with the quota policy). It was evident the effect of Enem on the knowledge and practices of teachers with regard to interdisciplinarity (History and Portuguese Language). It was found that the investigated have autonomy and opportunities in relation to Enem in the IFTM. However, this autonomy was not constituted without resistance, which occurred mainly in the coexistence between technical and propaedeutic teaching. The effects on the knowledge and practices of the investigated teachers occurred, mainly, due to the students' demand. The Enem influences the teachers' curricula and the teaching materials they use, but does not compose them exclusively, since other documents, such as the PPCs of the courses, also mark the curricula built in the classroom. Regarding the effects of Enem as a public education policy and its role in the composition of social justice, for the investigated teachers, the Exame contributes to social justice by bringing access to higher education to a more democratic process and by linking itself to other educational policy programs, such as Prouni and Fies.
Esta investigación fue desarrollada en Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) en la Línea de Investigación “Conocimientos y Prácticas Educativas”. El estudio tuvo como objetivo comprender los efectos de Examen Nacional de Escuelas Secundarias (ENEM) en los conocimientos y las prácticas de los profesores de Historia y de Lengua Portuguesa de la Escuela Secundaria de Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Triângulo Mineiro (IFTM), inspirada en el marco del Enfoque del Ciclo de Políticas, desarrollado por Ball y Bowe (1992). El estudio se inserta en el campo del enfoque cualitativo de la investigación educativa, y la revisión bibliográfica pasó por todas las etapas de la investigación. La opción metodológica adoptada fue el estudio de caso, basado en Stake (1983), Yin (2001), Ludke (1983), Alves-Mazzotti (2006) y André (2008; 2013). Los procedimientos de recolección de datos fueron el cuestionario, la entrevista narrativa - basada en el aporte teórico metodológico de la historia oral temática, según Thompson (2002), Connelly y Clandinin (1995), Portelli (1996), Guimarães (1997), Joutard (2000), Meihy y Ribeiro (2011), Meihy y Holanda (2015), Jovchelovitch y Bauer (2015) - y el análisis de documentos públicos. El análisis de datos tuvo como marco teórico-analítico Análisis de Contenido (AC) de Bardin (2011) y el análisis documental, según Cellard (2008). Los colaboradores de la investigación fueron 38 profesores de IFTM, de las asignaturas Historia y Lengua Portuguesa, a quienes se aplicó el cuestionario. Entre ellos, 16 fueron seleccionados para la realización de las entrevistas narrativas. Como efectos de Enem, en esta investigación, se verificó que había desplazamiento y rupturas en las concepciones que los profesores colaboradores tenían sobre el examen en diferentes momentos. El registro de desplazamiento de las concepciones fue mayor que el de las rupturas. Fueron identificados efectos de Enem relacionados con las adherencias de los docentes, la resistencia y las dificultades en relación con Enem se identificaron como un instrumento para evaluar a los graduados de secundaria (en el que prevalecía la resistencia de los docentes colaboradores) y como una forma de acceder a la educación superior (en la que prevaleció adhesión, siempre que Enem esté asociado con la política de cuotas). Fue evidente el efecto de Enem en el conocimiento y las prácticas de los docentes con respecto a la interdisciplinariedad (Historia y Lengua Portuguesa). Se encontró que los investigados tienen autonomía y oportunidades en relación con Enem en IFTM. Sin embargo, esta autonomía no se constituyó sin resistencia, lo que ocurrió principalmente en la convivencia entre la enseñanza técnica y la propedéutica. Los efectos sobre el conocimiento y las prácticas de los docentes investigados ocurrieron, principalmente, debido a la demanda de los estudiantes. El Enem influye en los currículos de los docentes y los materiales de enseñanza que utilizan, pero no los compone exclusivamente, ya que otros documentos, como el Proyecto Pedagógico del curso, también marcan los currículos construidos en el aula. En cuanto a los efectos de Enem como una política pública de educación y su papel en la composición de la justicia social, para los docentes investigados, el examen contribuye a la justicia social al acercar el acceso a la educación superior a un proceso más democrático y al vincularse otros programas de política educativa, como Prouni y Fies.
Keywords: Enem
IFTM
Professores de História
History teachers
Professores de Língua Portuguesa
Portuguese Language teachers
Saberes e práticas docentes
Teaching knowledge and practices
Profesores de Historia
Profesores de Lengua Portuguesa
Conocimientos y prácticas docentes
Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: NASCIMENTO, Carla Alessandra de Oliveira. Diálogos de professores: efeitos do Enem nos sabres e nas práticas docentes de História e de Língua Portuguesa do IFTM. 2020. 332 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.89
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.89
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29216
Date of defense: 28-Feb-2020
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