Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Marcelo Melazzo-
dc.date.accessioned2020-04-16T12:16:26Z-
dc.date.available2020-04-16T12:16:26Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcelo Melazzo. Modelagem matemática da voz, trigonometria e robótica: atividades interativas. 2020. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.367pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29201-
dc.description.abstractThe purpose of was to develop and perform interactive activities in the classroom by applying digital information and communications technology, mathematical modeling of the sound of a vowel and robotics to the practical and playful teaching of trigonometry. To meet its aim, the research adopted a twofold methodology, combining both quantitative and qualitative approaches: the former was applied to the development of the activity resources, and the latter to the record and assessment of the resources performance in the classroom. The activities engaged high school students from a public school in Uberlândia (MG) and covered a review class on trigonometric functions. The interactive feature of the activities resulted from the fact that students interacted with the resources. Firstly, using mathematical modeling, the voice of the students formed a database to show that the sound of a vowel could be represented as a sum of sines. The students, then interacted with a robotic device using smartphone, in order to solve problems which demanded trigonometric functions. The results showed that such activities enhanced student’s motivation and engagement. Moreover, an instructional manual related to the research was produced, which describes the implementation of the resources and the activities teaching script, so other teachers may replicate them and create their own teaching material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectInteractivitypt_BR
dc.titleModelagem matemática da voz, trigonometria e robótica: atividades interativaspt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling of voice, trigonometry and robotics: interactive activitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jafelice, Rosana Sueli da Motta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014114406515905pt_BR
dc.contributor.referee1Meyer, João Frederico da Costa Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611168473482242pt_BR
dc.contributor.referee2Souza Júnior, Arlindo José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350447114030152pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se desenvolver e aplicar atividades interativas em sala de aula com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, da modelagem matemática do som de uma vogal e da robótica com a finalidade de abordar a trigonometria de forma prática e lúdica. Para a realização do objetivo, a pesquisa utilizou metodologia combinada, com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa: aplicou-se a primeira ao desenvolvimento dos recursos usados nas atividades; e a segunda, ao registro e à avaliação do uso dos recursos em sala de aula. As atividades almejaram os alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Uberlândia (MG) e tiveram caráter de revisão de conteúdo da função trigonométrica. A característica interativa das atividades decorreu do fato que os alunos interagiam com os recursos desenvolvidos. Em uma primeira etapa, por meio de modelagem matemática, a voz dos alunos foi utilizada como fonte de dados para demonstrar que o som de uma vogal poderia ser representado por uma soma de senos. Em outra etapa, os alunos interagiram com um dispositivo robótico por intermédio de smartphone para resolver situações-problema que exigiam o uso de funções trigonométricas. Os resultados apontaram que essas atividades influenciaram positivamente na motivação e na participação dos alunos. Ademais, foi produzido um manual explicativo, produto resultante da pesquisa, que detalha como implementar os recursos e o roteiro didático utilizados nas atividades, de modo que outros professores possam replicá-los e produzir outros materiais didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration193pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.367pt_BR
dc.orcid.putcode72252957-
dc.crossref.doibatchid9393180f-969f-41c7-a225-c341eb3980f0-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemMatematicaVoz.pdfDissertação26.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.