Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29034
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2028-7099
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Experiência com robótica educacional no estágio-docência: uma perspectiva inventiva para formação inicial dos professores de matemática
Alternate title (s): Experience with Educational Robotics in the Teaching Stage: an inventive perspective for initial training of mathematics teachers
Experiencia con Robótica Educativa en la Etapa de Enseñanza: una perspectiva inventiva para la formación inicial de professores de matemáticas
Intānshippu kyōiku ni okeru kyōiku robotikusu no keiken: Sūgaku kyōshi no shoki torēningu no tame no dokusō-tekina shiten
Expérience en robotique éducative en stage-enseignement: une perspective inventive pour la formation initiale des professeurs de mathématiques
Esperienza con la robotica educativa nell'insegnamento di tirocinio: una prospettiva inventiva per la formazione iniziale degli insegnanti di matematica
Shíxí jiàoxué zhōng de jiàoyù jīqìrén jìshù jīngyàn: Shùxué lǎoshī chūbù péixùn de chuàngxīn shìjiǎo
Author: Silva, Marcos Roberto da
First Advisor: Souza Junior, Arlindo José de
First member of the Committee: Lopes, Érika Maria Chioca
Second member of the Committee: Dias, Rosimeri de Oliveira
Third member of the Committee: Takahashi, Eduardo Kojy
Fourth member of the Committee: Barbosa, Fernando da Costa
Summary: Problematizamos em nossa pesquisa como ocorreu a prática formativa, com o uso da robótica educacional, em seu processo de implementação no estágio-docência, em um curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Goiás. Por meio de ações colaborativas, discussões, apresentações em seminários e reflexões, os estagiários produziram e desenvolveram coletivamente algumas propostas educacionais de matemática, com o uso da robótica, em meio às experiências de problematização ligadas à aprendizagem dos alunos, os quais tiveram contato em duas escolas públicas estaduais, utilizadas como campo de estágio. Posteriormente, os estagiários utilizaram-se de suas produções em turmas do Ensino Médio e divulgaram suas experiências à comunidade acadêmica em um evento científico. As produções e experiências dos estagiários analisadas a posteriori, juntamente com suas entrevistas e depoimentos produzidos por meio de um questionário eletrônico, apresentam traços de uma pesquisa cartográfica e características da pesquisa-intervenção, que intensificam a ruptura com as práticas meramente informacionais e amplificam o campo das pesquisas participativas. Com o objetivo de analisar se as práticas relacionadas ao uso da robótica educacional constituíram-se como experiências de aprendizagem inventiva para os estagiários participantes da pesquisa, buscamos no campo ligado às ciências cognitivas, a fundamentação teórica em relação à temática da invenção, em obras voltadas à aprendizagem inventiva, à formação inventiva de professores e na teoria da autopoiese. Ao considerarmos as experiências como processos (trans)formativos, produzimos dois eixos de análise. No primeiro, analisamos como ocorreram as experiências dos estagiários durante a organização e o desenvolvimento do estágio-docência em matemática com o uso da robótica educacional. No segundo eixo, foram analisados os efeitos dos processos de aprendizagem com o uso da robótica na formação dos estagiários. Mediante nossas análises, identificamos que a relação dos estagiários com os dispositivos robóticos provocou a invenção de problemas, a invenção de mundos e a invenção de si mesmos. Desse modo, defendemos que as ações e as práticas com o uso da robótica educacional no espaço-tempo do estágio-docência desencadearam experiências de aprendizagem inventiva nos estagiários. Em meio ao agenciamento com os dispositivos robóticos, os estagiários utilizaram-se dos conhecimentos matemáticos para produzirem subjetividades e, ao mesmo tempo, experimentaram os efeitos de uma auto-formação-inventiva. Entre os tensionamentos que nos atravessaram e nos habitaram, fomos provocados a problematizar, pensar e ensaiar, com muita leveza, as ideias de uma Educação Matemática Inventiva que podem ser praticadas durante o uso inventivo dos conhecimentos matemáticos no meio educacional.
Abstract: In our research, we questioned how training practice occurred, with the use of educational robotics, in its implementation process in the teaching stage, in a mathematics degree course at the State University of Goiás. Through collaborative actions, discussions, presentations in seminars and reflections, the interns collectively produced and developed some educational proposals for mathematics, with the use of robotics, in the midst of problematizing experiences related to students' learning, who had contact in two state public schools, used as an internship field. Subsequently, the interns used their productions in high school classes and shared their experiences with the academic community at a scientific event. The interns' productions and experiences analyzed a posteriori, together with their interviews and testimonies produced by means of an electronic questionnaire, show traces of cartographic research and characteristics of intervention research, which intensify the rupture with merely informational practices and amplify the field participatory research. In order to analyze whether the practices related to the use of educational robotics constituted themselves as inventive learning experiences for the trainees participating in the research, we sought in the field related to cognitive sciences, the theoretical foundation in relation to the theme of the invention, in works aimed at inventive learning, inventive teacher training and the theory of autopoiesis. When considering experiences as (trans) formative processes, we produce two axes of analysis. In the first, we analyze how the interns' experiences occurred during the organization and development of the teaching internship in mathematics with the use of educational robotics. In the second axis, the effects of learning processes with the use of robotics in the training of trainees were analyzed. Through our analyzes, we identified that the relationship of interns with robotic devices led to the invention of problems, the invention of worlds and the invention of themselves. In this way, we defend that the actions and practices with the use of educational robotics in the space-time of the internship-teaching triggered inventive learning experiences in the interns. In the midst of agency with robotic devices, interns used mathematical knowledge to produce subjectivities and, at the same time, experienced the effects of self-training-inventiveness. Among the tensions that crossed us and inhabited us, we were provoked to problematize, think and rehearse, very lightly, the ideas of an Inventive Mathematical Education that can be practiced during the inventive use of mathematical knowledge in the educational environment.
Notes: No último tópico da tese são apresentadas algumas ideias de Educação Matemática Inventiva.
Keywords: Aprendizagem inventiva
Formação Inventiva
Autopoiese
Recurso Tecnológico
Educação Matemática Inventiva
Inventive learning
Autopoiesis
Technological resource
Inventive Mathematical Education
Inventive training
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Marcos Roberto da. Experiência com robótica educacional no estágio-docência: uma perspectiva inventiva para formação inicial dos professores de matemática. 2020. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.222
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.222
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29034
Date of defense: 12-Feb-2020
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperienciaRoboticaEducacional.pdfTese22.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.