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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5798-3288
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Formação e qualificação para o trabalho solidário: O desenvolvimento da Economia Popular Solidária nas práticas do Cieps/UFU
Título (s) alternativo (s): Formación y capacitación para el trabajo solidario: El desarrollo de la Economía Popular Solidaria en las prácticas de Cieps / UFU
Autor: Fernandes, José Eduardo
Primer orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primer miembro de la banca: França, Robson Luiz de
Segundo miembro de la banca: Lucena, Carlos Alberto
Tercer miembro de la banca: Eid, Farid
Cuarto miembro de la banca: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
Resumen: O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolve atividades de formação e qualificação para a autogestão e para o desenvolvimento econômico e político de Organizações Produtivas Solidárias (OPS), oriundas de coletivos dos movimentos sociais e populares da classe trabalhadora. Sua trajetória de atuação está alicerçada nos princípios da Economia Popular Solidária (EPS) e nas metodologias críticas de trabalho, com o propósito de criar condições objetivas para gerar melhorias nas perspectivas de vida e trabalho solidário. Esta Tese teve como objetivo analisar as práticas, ações e resultados da formação e qualificação para o trabalho executados pelo Cieps/UFU. Como objetivos específicos, analisou-se o desenvolvimento do conceito de EPS e sua articulação com a organização da classe trabalhadora; identificou-se o Cieps e as intervenções de formação e qualificação para o trabalho, realizadas no período de 2008 até 2018; foram analisadas as contradições, os recuos e os avanços nas condições de vida e organização dos trabalhadores(as) incubados(as); e buscou-se apontar perspectivas futuras de autonomias e emancipações. Por meio da Pesquisa-Ação foi desenvolvido todo o processo estratégico de trabalho do Cieps e, a partir da orientação do método do Materialismo Histórico Dialético foi possível à crítica, as desconstruções e as sínteses de uma década de trocas e aprendizados, discussões e resultados práticos coletivos, e refletir novas práticas para os envolvidos. Os resultados apontam contradições no resistir ao modo de produção capitalista. Ao mesmo tempo em que as OPS conseguem avançar na dimensão econômica, encontram dificuldades em aprofundar a cooperação e a construção do trabalho solidário. Sem conseguir dar respostas políticas para as contradições, os trabalhadores aderem às regras de mercado, o que impede avanços mais profundos no processo das transformações delineadas pela EPS em seus princípios e diretrizes. Nesse sentido, somente com uma construção crítica de sociedade, por meio de práticas que apontem para a emancipação humana, tendo o trabalho como a centralidade das relações sociais, que a EPS poderá resistir historicamente como instrumento da classe trabalhadora, contribuindo para superar as contradições do capitalismo e, portanto, ser parte de uma construção basilar para uma futura sociedade socialista, quiçá comunista.
Abstract: El Centro para la Incubación de Empresas Solidarias Populares (Cieps) de la Universidad Federal de Uberlândia (UFU) desarrolla actividades de formación y calificación para la autogestión y el desarrollo económico y político de las Organizaciones Productivas Solidarias (OPS), provenientes de colectivos y grupos populares de movimientos sociales de la clase trabajadora. Su trayectoria laboral se basa en los principios de la Economía Popular Solidaria (EPS) y metodologías de trabajo críticas, con el fin de crear condiciones objetivas para generar mejoras en las perspectivas de vida y el trabajo solidario. Esta Tesis tuvo como objetivo analizar las prácticas, acciones y resultados de la capacitación y calificación para el trabajo realizado por el Cieps/UFU. Como objetivos específicos, analizamos el desarrollo del concepto de EPS y su articulación con la organización de la clase trabajadora; se identificó a Cieps y las intervenciones de capacitación y calificación para el trabajo, llevadas a cabo de 2008 a 2018; se analizaron las contradicciones, retrocesos y avances en las condiciones de vida y organización de los trabajadores incubados; y buscó señalar las perspectivas futuras de la emancipación. A través de investigación-acción, se desarrolló todo el proceso de trabajo estratégico de Cieps y, basado en la orientación del método del Materialismo Histórico Dialéctico, fue posible criticar, deconstruir y sintetizar una década de intercambio y aprendizaje, discusiones y resultados y reflejar nuevas prácticas para los involucrados. Los resultados apuntan a contradicciones en la resistencia al modo de producción capitalista. Al mismo tiempo que las OPS pueden avanzar en la dimensión económica, les resulta difícil profundizar la cooperación y construir un trabajo solidario. Incapaces de proporcionar respuestas políticas a las contradicciones, los trabajadores se adhieren a las reglas del mercado, lo que dificulta avances más profundos en el proceso de transformaciones esbozado por EPS en sus principios y directrices. En este sentido, solo con una construcción crítica de la sociedad, a través de prácticas que apuntan a la emancipación humana, teniendo el trabajo como la centralidad de las relaciones sociales, que EPS puede resistir históricamente como un instrumento de la clase trabajadora, contribuyendo a superar las contradicciones del capitalismo y, por lo tanto, ser parte de una construcción básica para una sociedad socialista futura, quizás comunista.
Palabras clave: Incubadora Popular
Formação e Qualificação
Solidariedade de Classe
Economia Popular Solidária
Incubadora Popular
Formación y Calificación
Solidaridad de clase
Economía Popular Solidaria
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FERNANDES, J. Eduardo. Formação e qualificação para o trabalho solidário: o desenvolvimento da Economia Popular Solidária nas práticas do Cieps/UFU. 2020. 136 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2577
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2577
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29020
Fecha de defensa: 20-feb-2020
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