Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29017
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9827-0954
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jogos vorazes: uma reflexão sobre o mundo contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Hunger games: a reflection about the contemporary society
Autor(es): Guimarães, Mônica Lopes Névoa
Primeiro orientador: Sylvestre, Fernanda Aquino
Primeiro membro da banca: Silva, Alexander Meireles
Segundo membro da banca: Philippov, Renata
Terceiro membro da banca: Pereira, Kênia
Quarto membro da banca: Costa, Cynthia Beatrice
Resumo: Esta pesquisa surgiu da observação de uma constância no surgimento de obras literárias e cinematográficas sobre governos totalitários e cenários caóticos – distópicos – visando o público juvenil. O objetivo principal deste trabalho é entender por que obras como Jogos Vorazes são tão atrativas não somente ao público leitor adolescente como também ao público Young adult; como consequência dessa compreensão, adquirir uma visão mais clara sobre o mundo contemporâneo e a atração que tais obras exercem sobre o público jovem adulto. Para isso, buscou-se conhecer o processo de escrita da trilogia, a fim de se entender a intertextualidade com alguns períodos da história mundial e americana, bem como a trajetória do surgimento do romance, da ficção científica e da utopia/distopia. Além disso, como fundamentação teórica da pesquisa, trazem-se leituras de teorias sobre o poder, o simulacro, a sociedade do espetáculo, entre outras, a fim de se obter uma visão mais aprofundada sobre a sociedade contemporânea e reconhecer na obra em estudo as condições socio-históricas em que esse leitor é formado, bem como é construída a trama da obra. Jogos Vorazes como obra de distopia e, consequentemente, de ficção científica traz uma visão de futuro imaginado a partir do que se conhece da realidade da época de sua produção e traz um alerta sobre uma possibilidade de sociedade que pode se tornar real. Os jovens leitores encontram nessa obra um eco de suas próprias vidas que se encontram sob a pressão do desempenho acadêmico ou social e da competição acadêmica ou do mercado de trabalho e tal como Katniss, a heroína da trilogia, sentem-se obrigados a lutar uma guerra imposta a eles em nome da sobrevivência. Espera-se que essa pesquisa elucide para muitos professores como o mundo contemporâneo pode ser percebido pelo jovem.
Abstract: The research was born from a constant observation of literatures and movies, for young adults, about totalitary governments and chaotic scenarios – dystopian ones -. The main purpose of this work is to understand why literatures such as Hunger Games are so attractive, not only for teenager readers but also for young adults; and, as a consequence of this comprehension, it acquires a clear vision about the contemporary world and the attraction that those romances have over the young adult public. In order to get that, it was important to know about the process of the writing of this trilogy, to understand the intertextuality with historical periods of the World and American history, as well as the emergence of novel; sci-fi and utopia/dystopia. Besides that, it was studied literatures about power theories, the simulacrum, the show society, among others, as theoretical foundation of this research to get a deeper insight into the contemporary society and recognize in the work under study the socio-historical conditions in which this reader is formed, and the plot of the work as well. Hunger Games as a dystopian work and, consequently, sci-fi brings a vision of an imagined future from what is known about of the reality of the time of its production bringing a warning about a possibility of a society that can become real someday. The young readers find in this work echoes from their own lives which are under pressure of the academic or social accomplishments and the competition from the labor market, like Katniss, the heroine of the trilogy. They feel compelled to fight a war imposed on them in the name of survival. This research is supposed to elucidate how the world has been seen by the young adults so that it may help many teachers how to deal with them better.
Palavras-chave: Ficção-científica
Distopia
Teorias de poder
Literatura young adult
Science fiction
Young adult literature
Dystopia
Power theories
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: GUIMARÃES,Mônica Lopes Névoa. Jogos Vorazes: uma reflexão sobre o mundo contemporâneo. 2020. 128f. Tese (Doutorado em Estudos Literarios) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.128
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.128
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29017
Data de defesa: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:TESE - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogosVorazesReflexãoMundoContemporâneo.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.