Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29017
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9827-0954 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Jogos vorazes: uma reflexão sobre o mundo contemporâneo |
Título (s) alternativo (s): | Hunger games: a reflection about the contemporary society |
Autor: | Guimarães, Mônica Lopes Névoa |
Primer orientador: | Sylvestre, Fernanda Aquino |
Primer miembro de la banca: | Silva, Alexander Meireles |
Segundo miembro de la banca: | Philippov, Renata |
Tercer miembro de la banca: | Pereira, Kênia |
Cuarto miembro de la banca: | Costa, Cynthia Beatrice |
Resumen: | Esta pesquisa surgiu da observação de uma constância no surgimento de obras literárias e cinematográficas sobre governos totalitários e cenários caóticos – distópicos – visando o público juvenil. O objetivo principal deste trabalho é entender por que obras como Jogos Vorazes são tão atrativas não somente ao público leitor adolescente como também ao público Young adult; como consequência dessa compreensão, adquirir uma visão mais clara sobre o mundo contemporâneo e a atração que tais obras exercem sobre o público jovem adulto. Para isso, buscou-se conhecer o processo de escrita da trilogia, a fim de se entender a intertextualidade com alguns períodos da história mundial e americana, bem como a trajetória do surgimento do romance, da ficção científica e da utopia/distopia. Além disso, como fundamentação teórica da pesquisa, trazem-se leituras de teorias sobre o poder, o simulacro, a sociedade do espetáculo, entre outras, a fim de se obter uma visão mais aprofundada sobre a sociedade contemporânea e reconhecer na obra em estudo as condições socio-históricas em que esse leitor é formado, bem como é construída a trama da obra. Jogos Vorazes como obra de distopia e, consequentemente, de ficção científica traz uma visão de futuro imaginado a partir do que se conhece da realidade da época de sua produção e traz um alerta sobre uma possibilidade de sociedade que pode se tornar real. Os jovens leitores encontram nessa obra um eco de suas próprias vidas que se encontram sob a pressão do desempenho acadêmico ou social e da competição acadêmica ou do mercado de trabalho e tal como Katniss, a heroína da trilogia, sentem-se obrigados a lutar uma guerra imposta a eles em nome da sobrevivência. Espera-se que essa pesquisa elucide para muitos professores como o mundo contemporâneo pode ser percebido pelo jovem. |
Abstract: | The research was born from a constant observation of literatures and movies, for young adults, about totalitary governments and chaotic scenarios – dystopian ones -. The main purpose of this work is to understand why literatures such as Hunger Games are so attractive, not only for teenager readers but also for young adults; and, as a consequence of this comprehension, it acquires a clear vision about the contemporary world and the attraction that those romances have over the young adult public. In order to get that, it was important to know about the process of the writing of this trilogy, to understand the intertextuality with historical periods of the World and American history, as well as the emergence of novel; sci-fi and utopia/dystopia. Besides that, it was studied literatures about power theories, the simulacrum, the show society, among others, as theoretical foundation of this research to get a deeper insight into the contemporary society and recognize in the work under study the socio-historical conditions in which this reader is formed, and the plot of the work as well. Hunger Games as a dystopian work and, consequently, sci-fi brings a vision of an imagined future from what is known about of the reality of the time of its production bringing a warning about a possibility of a society that can become real someday. The young readers find in this work echoes from their own lives which are under pressure of the academic or social accomplishments and the competition from the labor market, like Katniss, the heroine of the trilogy. They feel compelled to fight a war imposed on them in the name of survival. This research is supposed to elucidate how the world has been seen by the young adults so that it may help many teachers how to deal with them better. |
Palabras clave: | Ficção-científica Distopia Teorias de poder Literatura young adult Science fiction Young adult literature Dystopia Power theories |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Cita: | GUIMARÃES,Mônica Lopes Névoa. Jogos Vorazes: uma reflexão sobre o mundo contemporâneo. 2020. 128f. Tese (Doutorado em Estudos Literarios) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.128 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.128 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29017 |
Fecha de defensa: | 10-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JogosVorazesReflexãoMundoContemporâneo.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.