Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28997
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
Título (s) alternativo (s): The Imminence of Samba: Analysis of the Choreography Creation Process The Samba of the Crazy Nigger
Autor: Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)
Primer orientador: Leal, Mara Lúcia
Primer miembro de la banca: Katz, Helena Tania
Segundo miembro de la banca: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Resumen: Esta pesquisa apresenta e analisa o processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido, de Luiz de Abreu, seu contexto e desdobramentos. O processo da escrita utilizou o método da bricolagem, a partir de procedimentos cartográficos e autoetnográficos, já que o corpo do artista é o campo em relação a outros campos, ou seja, o observador que se observa num sentido transversal onde não há separação de sujeito e objeto, prática e teoria, conhecimento e política. Outro procedimento utilizado foi a desmontagem e sua reescrita, para compartilhar uma reflexão ativa sobre o processo de criação em seu caráter ético e estético. Além dos elementos que compõem a cena, segue uma análise do corpo negro, como campo de pesquisa, como dispositivo de profanação, um corpo político, um corpo em transformação. Tais elementos são impregnados de importância e simbologia histórica e cultural na construção da imagem do negro no Brasil.
Abstract: This research offers a presentation and analysis of Luiz de Abreu‟s dance performance O Samba do Criolo Doido (“The Samba of the Crazy Nigger”), examining the choreographer‟s creative process as well as the creative contexts and the work‟s evolutions and offshoots. The writing process is based upon the method of “bricolage,” using as a point of departure cartographic and autoethnographic procedures in which the artist‟s body is viewed as a field, in relation to other fields, i.e. the observer who observes himself in a transversal sense in which there is no separation between subject and object, practice and theory, knowledge and politics. Further procedures adopted involve the disassembly and rewriting of the “text” with the aim of sharing an active reflection on the creative process in terms of ethics and aesthetics. In addition to the scenic elements, the black body is analyzed as a field of study, as well as a device of profanation, a political territory, and a body in transformation. Impregnated with historical and cultural importance and symbolism, such elements contribute to the construction of the image of black men and women in Brazil.
Palabras clave: Dança
Coreografia
Samba
Desmontagem
Brasil
O Samba do Criolo do Doido
Dança Contemporânea
Corpo Negro
Desmontagem Cênica
Brazil
Black Body
The Samba of the Crazy Nigger
Contemporary Dance
Scenic Disassembly
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: ABREU, Luiz de (Luiz Augusto Barbosa). A iminência do samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28997
Fecha de defensa: 22-nov-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IminenciaSambaAnalise.pdfDISSERTAÇÃO5.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons