Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28869
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3994-4469
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação do feedback como ferramenta de ensino e aprendizagem em um curso de Medicina
Título(s) alternativo(s): Evaluation of feedback as a teaching and learning tool in a Medical course
Autor(es): Peixoto, Marisa Costa e
Primeiro orientador: Hasse, Mariana
Primeiro membro da banca: Silva, Janaína Paula Costa da
Segundo membro da banca: Bonito, Rosuita Fratari
Resumo: O feedback é a informação fornecida a uma pessoa descrevendo e discutindo seu desempenho em determinada atividade. O processo de ensino-aprendizagem deve vir acompanhada de feedback imediato e contínuo, que pode estar associado a processos informais e formais de avaliação. O feedback gera uma consciência da aprendizagem, mostrando seu resultado e comparando-a ao pretendido. Ele incentiva a mudanças, estimula a reflexão, orienta a adoção de comportamentos e reforça a motivação para repetir o acerto. Docentes e discentes deveriam estar preparados para dar e receber feedback, pois ele ajuda no aprendizado e consequentemente aumenta a probabilidade de um efetivo desenvolvimento profissional. Este estudo procurou identificar os critérios utilizados durante a provisão do feedback realizada pelos docentes, preceptores e discentes de um curso de Medicina. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo. Participaram da pesquisa 200 discentes e 82 professores (docentes e preceptores) do curso de medicina de uma faculdade particular do interior de Minas Gerais, sem fins lucrativos, mantida por uma fundação educacional. Os dados foram coletados por meio de dois questionários on-line, sendo um para os discentes e outro para os professores. Eles revelam que professores e estudantes recebem e fornecem feedback semanal, principalmente durante atividades tutorias e do internato. Os participantes concordam que os critérios mais importantes no provimento do feedback são objetividade, cuidado, compreensão, atenção e especificidade. Os estudantes estão satisfeitos com o feedback recebido e consideram que os professores estão aptos para o provimento do feedback. O feedback contínuo e imediato pode contribuir no desenvolvimento e na formação do profissional médico mais reflexivo sobre suas relações, atitudes e atuação profissional. Se faz necessário que as escolas médicas se atentem para a formação dos seus professores e estudantes, e incluam a prática do feedback no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: Feedback is the information provided to the person describing and discussing their performance in a particular activity. The teaching-learning process must be accompanied by immediate and continuous feedback, which may be associated with informal and formal evaluation processes. Feedback generates an awareness of learning, showing its final outcome and comparing it to the intended. It encourages change, stimulates reflection, guides the adoption of behaviors, and reinforces the motivation to repeat the success. Teachers and students should be prepared to give and receive feedback as it helps in learning and consequently increases the probability of effective professional development. This study sought to identify the criteria used during the provision of feedback by teachers, preceptors and students of the medical course. It is a descriptive, exploratory and quantitative study. A total of 200 students and 82 teachers (teachers and preceptors) participated in the medical course of a private, of the interior of Minas Gerais, non-profit faculty maintained by an educational foundation. The data was collected through two questionnaires online, one for the students and another for the teachers. This reveal that teachers and students receive and provide weekly feedback, mainly during tutoring and boarding activities. They agree that the criteria that are most important in providing feedback are objectivity, care, understanding, attention, and specificity. Students are satisfied with the feedback received and feel that teachers are apt to provide feedback. Continuous and immediate feedback can contribute to the development and the formation of a more reflective medical professional about their relationships, attitudes and professional performance. It is necessary that medical schools pay attention to the training of their teachers and students, and include the practice of feedback in the process of teaching and learning.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educational evaluation
Educação médica
Medical education
Ensino superior
Higher education
Feedback
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde da Família
Referência: PEIXOTO, Marisa Costa e. Avaliação do feedback como ferramenta de ensino e aprendizagem em um curso de Medicina. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2447
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2447
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28869
Data de defesa: 27-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoFeedbackFerramenta.pdfDissertação880.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.