Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28842
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7867-5428
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interdisciplinaridade na escola: uma metodologia para melhorar o ensino e a aprendizagem
Título (s) alternativo (s): Interdisciplinarity at school: A methodology to improve teachin and learning
Autor: Moraes, Sandra Aparecida
Primer orientador: Pereira, Francielle Amâncio
Primer miembro de la banca: Almeida, Ariádine Cristine de
Segundo miembro de la banca: Pereira, Fernando Lourenço
Tercer miembro de la banca: Sposito, Neusa Elisa Carignato
Resumen: Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) que tem como tema central a interdisciplinaridade. A mesma objetivou contribuir com a formação continuada de professores do ensino fundamental II de uma escola da rede estadual de Santa Vitória-MG por meio de uma oficina organizada em um encontro semanal de uma hora, aproximadamente, totalizando seis encontros. No primeiro encontro foi apresentado o tema central da oficina e logo após foi aplicado um questionário semiestruturado na busca pela concepção que estes docentes possuíam sobre a interdisciplinaridade. No decorrer dos demais encontros foi disponibilizado aos professores um material contendo sugestões de atividades interdisciplinares que ao serem executadas eram enriquecidas pelas propostas dos participantes. Ao término da oficina, foi aplicado outro questionário a fim de avaliar o material apresentado e verificar se houve contribuição para a formação continuada dos participantes e para o estímulo da realização de propostas interdisciplinares na escola. Os questionários foram analisados separadamente e os dados obtidos e analisados indicaram um amadurecimento, ainda que sutil na compreensão sobre interdisciplinaridade, tais como: identificação de elementos comuns às ações dessa natureza (a relação entre disciplinas, a integração entre conteúdos, a ideia de se trabalhar conteúdos de outras disciplinas).
Abstract: This dissertation is the result of a research carried out in the “Graduate Program in Science and Mathematics Education” (PPGECM) which has as its central theme interdisciplinarity. It aimed to contribute to the continuing education of elementary school teachers of a school in the state network of “Santa Vitoria-MG”, through a workshop organized in a weekly meeting of approximately one hour, add up to six meetings. At the first meeting, the workshop's central theme was presented and then after, a semi-structured questionnaire was applied in search of the conception that these teachers had about interdisciplinarity. In the course of the others, teachers were provided with material containing suggestions for interdisciplinary activities that, when executed, were enriched by the participants' proposals. In the course of the others, teachers were provided with material containing suggestions for interdisciplinary activities that, when executed, were enriched by the participants' proposals. At the end of the workshop, another questionnaire was applied to evaluate the material presented and to check if there was a contribution to the continuous formation of the participants and to the stimulation of the accomplishment of interdisciplinary proposals in the school. The questionnaires were analyzed separately and the data obtained and analyzed indicated a mature, albeit subtle, understanding of interdisciplinarity, such as: identification of elements common to actions of this nature (the relationship between disciplines, the integration between contents, and the idea ofworking on content from other school subjects).
Palabras clave: Interdisciplinaridade
Formação continuada de professores
Oficina pedagógica
Interdisciplinarity
Pedagogical workshop
Continuing teacher education
Ciência - Estudo ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: MORAES, Sandra Aparecida. Interdisciplinaridade na escola: uma metodologia para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2441.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2441
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28842
Fecha de defensa: 29-mar-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InterdisciplinaridadeEscolaMetodologia.pdfDissertação1.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons