Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Sandra Aparecida-
dc.date.accessioned2020-02-27T18:22:12Z-
dc.date.available2020-02-27T18:22:12Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationMORAES, Sandra Aparecida. Interdisciplinaridade na escola: uma metodologia para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2441.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28842-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research carried out in the “Graduate Program in Science and Mathematics Education” (PPGECM) which has as its central theme interdisciplinarity. It aimed to contribute to the continuing education of elementary school teachers of a school in the state network of “Santa Vitoria-MG”, through a workshop organized in a weekly meeting of approximately one hour, add up to six meetings. At the first meeting, the workshop's central theme was presented and then after, a semi-structured questionnaire was applied in search of the conception that these teachers had about interdisciplinarity. In the course of the others, teachers were provided with material containing suggestions for interdisciplinary activities that, when executed, were enriched by the participants' proposals. In the course of the others, teachers were provided with material containing suggestions for interdisciplinary activities that, when executed, were enriched by the participants' proposals. At the end of the workshop, another questionnaire was applied to evaluate the material presented and to check if there was a contribution to the continuous formation of the participants and to the stimulation of the accomplishment of interdisciplinary proposals in the school. The questionnaires were analyzed separately and the data obtained and analyzed indicated a mature, albeit subtle, understanding of interdisciplinarity, such as: identification of elements common to actions of this nature (the relationship between disciplines, the integration between contents, and the idea ofworking on content from other school subjects).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPedagogical workshoppt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na escola: uma metodologia para melhorar o ensino e a aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity at school: A methodology to improve teachin and learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee2Pereira, Fernando Lourenço-
dc.contributor.referee3Sposito, Neusa Elisa Carignato-
dc.creator.Lattes2014685527724317pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) que tem como tema central a interdisciplinaridade. A mesma objetivou contribuir com a formação continuada de professores do ensino fundamental II de uma escola da rede estadual de Santa Vitória-MG por meio de uma oficina organizada em um encontro semanal de uma hora, aproximadamente, totalizando seis encontros. No primeiro encontro foi apresentado o tema central da oficina e logo após foi aplicado um questionário semiestruturado na busca pela concepção que estes docentes possuíam sobre a interdisciplinaridade. No decorrer dos demais encontros foi disponibilizado aos professores um material contendo sugestões de atividades interdisciplinares que ao serem executadas eram enriquecidas pelas propostas dos participantes. Ao término da oficina, foi aplicado outro questionário a fim de avaliar o material apresentado e verificar se houve contribuição para a formação continuada dos participantes e para o estímulo da realização de propostas interdisciplinares na escola. Os questionários foram analisados separadamente e os dados obtidos e analisados indicaram um amadurecimento, ainda que sutil na compreensão sobre interdisciplinaridade, tais como: identificação de elementos comuns às ações dessa natureza (a relação entre disciplinas, a integração entre conteúdos, a ideia de se trabalhar conteúdos de outras disciplinas).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2441pt_BR
dc.orcid.putcode69748836-
dc.crossref.doibatchid80978724-fd64-4d86-a98f-edfdbb353079-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InterdisciplinaridadeEscolaMetodologia.pdfDissertação1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons