Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28811
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9990-3354
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2022-02-19
Título: Protocolo de cuidados básicos com a traqueostomia em crianças: uma revisão sistemática
Autor(es): Faria, Ana Carolina Botelho Melo
Primeiro orientador: Darcadia, Mariana Zucherato
Primeiro membro da banca: Borges, Eliza Fernanda
Segundo membro da banca: Carvalho, Antônio José Lana de
Terceiro membro da banca: Bacci, Suzi Laine Longo dos Santos
Resumo: OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi estabelecer uma revisão da literatura para verificar como são os cuidados básicos com a traqueostomia (TQT) de crianças e embasar futuramente um protocolo que possa auxiliar nesse procedimento. Os cuidados básicos investigados foram: aspiração, umidificação, fixação – curativo e insuflação do cuff. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática, que foi baseada na pergunta de investigação: “Como devem ser os cuidados básicos instituídos em um protocolo para crianças traqueostomizadas?”. Os descritores utilizados para essa pesquisa foram: “tracheostomy”, “child care” e “protocol”. As bases de dados utilizadas foram PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionados artigos em inglês, português e espanhol, publicados entre 2014 e 2019, que possuíam no título, resumo ou corpo do texto a abordagem de cuidados básicos com a TQT de crianças em protocolos ou consensos. Foram excluídos os artigos repetidos, os estudos e relatos de caso, bem como artigos que não continham informações sobre protocolo de cuidados básicos com a TQT de crianças. Foram incluídos nove artigos (n = 9), dentre eles, duas revisões, três consensos, duas séries de caso retrospectivo e dois estudos transversais quantitativos. RESULTADOS: Os cuidados de aspiração, umidificação, fixação – curativo foram citados em proporções iguais, eles apareceram em 66,6% dos artigos. Já o cuidado de insuflação do cuff apareceu em apenas um estudo, correspondente a 11,1% dos estudos. Em três artigos houve a aplicação de um protocolo em determinada população, e em todos eles a padronização dos cuidados gerou resultados positivos. CONCLUSÃO: Foi possível concluir que os cuidados com a TQT em crianças apresentaram algumas diferenças e divergências importantes a depender do autor e estudo. Paralelamente a essas diferenças, deve-se ressaltar a dificuldade da equipe multiprofissional de saúde em oferecer um atendimento de qualidade e baseado em evidências.
Palavras-chave: Traqueostomia
Criança
Cuidado
Protocolo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIA, Ana Carolina Botelho Melo. Protocolo de cuidados básicos com a traqueostomia em crianças: uma revisão sistemática. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Residência - (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28811
Data de defesa: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProtocoloCuidadosBásicos.pdf931.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.