Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28719
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Um olhar por entre as grades: reflexões pautadas em vivências apaqueanas
Alternate title (s): Una mirada através de las barras: reflexiones basadas en experiencias apaqueanas
Author: Martins, Priscila Aparecida
First Advisor: Cortês, Mariana Magalhães Pinto
First member of the Committee: Pastana, Débora Regina
Second member of the Committee: Marques, Adalton José
Summary: Atualmente, o sistema prisional brasileiro pode ser caracterizado como um espaço marginalizado, no qual são “depositadas” muito mais pessoas do que a sua capacidade de atendimento, o acesso a recursos básicos para a manutenção da sobrevivência é insuficiente e, muitas vezes, até nulo, e as práticas violentas e vexatórias são constantes na sua rotina. Contudo, existem algumas prisões, pouco conhecidas por grande parte da população e bastante desejadas por significativa parcela dos prisioneiros. Elas apresentam uma realidade aparentemente bastante diversa da imagem citada anteriormente, sua capacidade de atendimento nunca é excedida, o uso da força física é inadmissível, as celas são chamadas de quartos e os internos participam ativamente na realização das atividades diárias, são as unidades de cumprimento de pena administradas pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Trata-se de uma entidade civil de direito privado que afirma desenvolver um trabalho inovador, capaz de romper com a lógica das prisões convencionais através de uma rotina que se baseia na inserção em atividades educativas, laborais e religiosas, tendo a evangelização papel primordial no direcionamento das ações. Todavia, apesar das suas particularidades a APAC se utiliza de uma metodologia de trabalho que ainda almeja disciplinar os condenados e ao invés de romper com a lógica das prisões convencionais ela busca formas alternativas para preservar a prática do encarceramento no país.
Abstract: Actualmente, el sistema penitenciario brasileño se puede caracterizar como un espacio marginado, en el que muchas más personas están "depositadas" que su capacidad de atención, el acceso a los recursos básicos para el mantenimiento de la supervivencia es insuficiente y, a menudo, incluso nula. Y las prácticas violentas y vejatorias son constantes en su rutina. Sin embargo, hay algunas prisiones, poco conocidas por gran parte de la población y muy deseadas por una proporción significativa de los presos, que presentan una realidad aparentemente muy diferente de la imagen mencionada anteriormente, su capacidad de atención nunca se excede, el uso de la fuerza física es inadmisible, Las celdas se denominan habitaciones y los reclusos participan activamente en las actividades diarias, son las unidades de aplicación de sanciones administradas por la Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Es una entidad civil de derecho privado que afirma desarrollar un trabajo innovador, capaz de romper con la lógica de las prisiones convencionales a través de una rutina que se basa en la inserción en actividades educativas, laborales y religiosas, y la evangelización tiene un papel primordial en la dirección. de las acciones. Sin embargo, a pesar de sus peculiaridades, APAC utiliza una metodología de trabajo que aún apunta a disciplinar a los condenados y, en lugar de romper con la lógica de las cárceles convencionales, busca formas alternativas de preservar la práctica de encarcelamiento en el país.
Keywords: Prisão
APAC
Crime
Dispositivo
Conduta
Prisión
Crimen
Conducta
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Quote: MARTINS, Priscila Aparecida. Um olhar por entre as grades: reflexões pautadas em vivências apaqueanas. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2489.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2489
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28719
Date of defense: 1-Jul-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlharEntreGrades.pdf4.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.