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dc.creatorResende, Pauliane Soares-
dc.date.accessioned2020-02-12T15:43:08Z-
dc.date.available2020-02-12T15:43:08Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationRESENDE, Pauliane Soares. Concepções dos profissionais da educação infantil sobre o processo de adaptação dos bebês. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28718-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the conceptions of the preschool professionals about the process of adaptation of the babies in CEMEI in São Simão (GO). The research is characterized in a qualitative approach, that had as data collection instrument, the interview with the preschool professionals, to question them about the conceptions regarding the process of the babies adaptation. The theories references used were: Andrea Rapoport (2014), Fernanda Carolina Dias Tristão (2004), Giandreá Reuss Strenzel (2002), Vitória Rossetti Ferreira (1993), among others. The analysis of the data shows that families do not effectively participate in the babies adaptation and there is no specific planning performed to monitor their process of adaptation. Therefore, the process of adaptation becomes more difficult to deal with, because the specific planning and the families participation is a hude importance to the babies feel calmer and for their adaptation to be a smoother process. In addition, it is necessary that families adapt to the new routine of their children and that the professionals of preschool education are prepared to welcome new babies. The family and the school in partnership can contribute to a process of quality adaptation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de adaptaçãopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titleConcepções dos profissionais da educação infantil sobre o processo de adaptação dos bebêspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Márcia Cristina Barreto Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Lattes9411182587472076pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-2602-5260pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125553712320011pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções dos profissionais da Educação Infantil sobre o processo de adaptação dos bebês no CEMEI em São Simão (GO). A pesquisa se caracteriza em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista com os profissionais da Educação Infantil, para questioná-los sobre as concepções em relação ao processo de adaptação dos bebês. Os referenciais teóricos utilizados foram: Andrea Rapoport (2014), Fernanda Carolina Dias Tristão (2004), Giandreá Reuss Strenzel (2002), Vitória Rossetti Ferreira (1993), entre outros. A análise dos dados demonstra que as famílias não participam, efetivamente, da adaptação dos bebês e que não é realizado um planejamento específico para acompanhar o processo de adaptação de bebês. Sendo assim, o processo de adaptação fica mais difícil de lidar, pois o planejamento específico e a participação da família são elementos de suma importância para que os bebês se sintam mais calmos e para que a adaptação seja um processo mais tranquilo. Para além disso, faz se necessário que as famílias se adequem a nova rotina dos filhos e que os profissionais da Educação Infantil estejam preparados para acolher os novos bebês, a família e a escola em parceria poderão contribuir para um processo de adaptação de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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