Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28717
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Silvana de Fatima-
dc.date.accessioned2020-02-12T14:11:49Z-
dc.date.available2020-02-12T14:11:49Z-
dc.date.issued2019-09-17-
dc.identifier.citationSOUZA,Silvana de Fatima. Arte e educação: reflexões sobre a experiência em uma escola rural.2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28717-
dc.description.abstractThis article discusses the teaching of art in a rural school in order to verify how it occurs in the early years of elementary school, observing the work routine of a teacher who had a specific intervention in the development of artistic-cultural activities exhibiting dynamism and playfulness during her classes, wearing costumes and changing into characters with her students. In order to know more about this peculiar didactic-pedagogical approach and seeking to get closer to the objective of investigation that is the teaching of art in the rural school, we proposed to investigate possibilities of art-education. In this scenario, a question arises: how can art-teaching be performed by teachers of basic education in the early years of elementary school in rural areas? Distant from large centers, do they undertake teaching and artistic practice in the school environment, communicating their individual experience as faculty, as well as building the students’ art experience? In this sense, we make use of documentary and bibliographical research with a view to art-education, as the field of investigation. We sought the theoretical foundation in the discussions of Barbosa (1999 a: 1999 b: 2003: 2010), Coli (1995), Ferraz and Fusari (1999; 2010) and Santana (2013), to discuss the teaching of art in public schools. We built a reflection on art in the early years of elementary school, considering it an important discipline in rural areas, therefore, we tried to see the appreciation of aesthetic experiences as a mean of understanding the students’ world. We concluded it is evident that art-education proposes moments of learning, studying, contextualization, creation and enjoyment in the construction of aesthetic experiences.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectArt-educationpt_BR
dc.subjectEscola Ruralpt_BR
dc.subjectRural schoolpt_BR
dc.titleArte e educação: reflexões sobre a experiência em uma escola ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda o ensino de arte em uma escola da zona rural, com vistas a verificar como ele ocorre nos anos iniciais do ensino fundamental observando a rotina de trabalho de uma professora que tinha uma intervenção particular nos desenvolvimentos das atividades artístico-culturais apresentando em suas aulas dinamismo e ludicidade, vestindo-se com fantasias e se transformando em personagens com seus alunos. Procurando conhecer mais aquela prática didático-pedagógica tão peculiar e procurando nos acercamos mais do objeto de investigação que é o ensino de arte na escola rural, nos propusemos investigar possibilidades da arte-educação. Deste cenário, surge questão: como pode se dar o ensino de arte realizado por professoras pedagogas da educação básica nos anos iniciais do ensino fundamental na zona rural? Sujeitos distantes dos grandes centros, estas empreendem um ensino e uma prática artística no ambiente escolar comunicando sua experiência individual de docente bem como construindo uma experiência em arte dos discentes? Nesse sentido, utilizamos as pesquisas documental e bibliográfica com vistas à arte-educação como o campo de investigação. Buscamos fundamentação teórica nas discussões de Barbosa (1999 a; 1999 b; 2003; 2010), Coli (1995), Ferraz e Fusari (1999;2010) e Santana (2013), para discutirmos sobre o ensino de arte em escolas rurais. Construímos uma reflexão sobre a arte nos anos iniciais do ensino fundamental, por considerá-la uma importante disciplina no âmbito rural, nisto, tentamos perceber a valorização das experiências estéticas como forma de conhecimento de mundo dos sujeitos. Concluímos que é evidente que a arte-educação propõe momentos de aprendizagem, estudo, contextualização, criação e fruição na construção de experiências estéticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArteEducaçãoReflexões.pdf990.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.