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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8625-0016
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Teatro de Grupo: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão Cultural em Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Group theater: sustainability, entrepreneurship and cultural management in Uberlândia
Autor(es): Martins, Rosiane Aparecida Nogueira
Primeiro orientador: Molina, Alexandre José
Primeiro membro da banca: Silva, Narciso Larageira Telles da
Segundo membro da banca: Trotta, Rosyane
Resumo: A dissertação apresenta uma reflexão sobre os caminhos escolhidos e possibilidades de sustentabilidade na atuação em Teatro de Grupo, no interior do Estado de Minas Gerais, a partir da análise da trajetória do Grupontapé de Teatro e Trupe de Truões - grupos de teatro formados e sediados na cidade de Uberlândia, que hoje apresentam uma organização que se reflete na manutenção e continuidade de seus trabalhos artísticos e de formação. A pesquisa é desenvolvida a partir da reflexão de dois principais conceitos que dão suporte para a construção dessa análise: Teatro de Grupo e Sustentabilidade. A principal questão debatida é: quais as possibilidades e estratégias para manutenção e continuidade do Teatro de Grupo em Uberlândia? Para isso, foram delineados, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com alguns integrantes dos dois grupos, os principais desafios e escolhas ao longo da trajetória do Grupontapé de Teatro e da Trupe de Truões. Além das experiências dos respectivos grupos, a pesquisa apresenta discussões que atravessam questões acerca das políticas elaboradas para o campo da cultura e em como elas influenciaram e influenciam na forma de gestão e manutenção nos casos analisados. Com base na reflexão sobre cultura, Políticas Culturais e seus desdobramentos, destaca-se a relação desses conceitos com a trajetória da Trupe de Truões e do Grupontapé de Teatro, permitindo uma análise mais abrangente no que se refere à sustentabilidade do Teatro de Grupo no interior do país. A importância da consolidação de instrumentos de manutenção mais eficientes e o diálogo estabelecido com o mercado, leis de fomento e alternativas que viabilizem a continuidade e legitimação desses coletivos, torna-se elemento conclusivo nessa pesquisa. Espera-se ainda que, a partir do compartilhamento dessas experiências, a pesquisa possa contribuir na formação de grupos que ainda estão descobrindo possibilidades de manutenção e sustentabilidade de seus trabalhos.
Abstract: This dissertation presents a reflection on the chosen paths and possibilities of sustainability in the performance of the Group Theater, in the State of Minas Gerais, based on the analysis of the trajectory of Grupontapé and Trupe de Truões, theater groups founded and based in the city of Uberlândia, that currently present an organization that reflects in the maintaining and continuity of their artistic and formation work. The research is developed from the reflection of two main concepts that support the construction of this analysis: Group Theater and Sustainability. The main question debated is: what are the possibilities and strategies for maintaining and continuity of the Group Theater in Uberlândia? For this, the main challenges and choices were outlined along the trajectory of Grupontapé and Trupe de Truões, based on semi-structured interviews with some members of both groups. In addition to the experiences of the respective groups, the research presents discussions that cross issues about the development of policies for the cultural field and how they influenced and still influence the way of management and maintaining in the analyzed cases. Based on the reflection on culture, Cultural Policies and their implications, the relation between these concepts and the Grupontapé and Trupe de Truões stands out, allowing a more comprehensive analysis regarding the sustainability of Group Theater in the interior of Brazil. The importance of consolidating more efficient maintaining instruments and the establishing of a dialogue with the market, promotion laws and alternatives that enable the continuity and legitimation of these collectives, becomes a conclusive element in this research. It is expected that, by sharing these experiences, the research may contribute to the formation of groups that are still discovering possibilities for maintaining and sustainability of their work.
Palavras-chave: Teatro de Grupo
Sustentabilidade
Gestão
Manutenção
Política Cultural
Group Theater
Sustainability
Management
Maintaining
Cultural Policy
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: MARTINS, Rosiane Aparecida Nogueira. Teatro de Grupo: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão Cultural em Uberlândia. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2095
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2095
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28706
Data de defesa: 1-Mai-2019
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