Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28536
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Escola nucleada rural: histórico e perspectivas Catalão-GO (1988-2000) |
Título (s) alternativo (s): | Nucleated rural school: history and perspectives Catalão-GO (1988-2000) |
Autor: | Flores, Maria Marta Lopes |
Primer orientador: | Gonçalves Neto, Wenceslau |
Resumen: | O presente trabalho tem como preocupação apresentar o histórico e perspectiva da Escola Nucleada Rural existente no município de Catalão, assim como discutir problemas que envolvem as Escolas Rurais de um modo geral como: meios de transportes, a municipalização do ensino, a necessidade de se criar currículos que venham a atender a população rural e a necessidade de se respeitar a cultura camponesa. As Escolas Nucleadas Rurais se constituem um modelo diferenciado de escola rural uma vez que rompe com o modelo de escola isolada, proporcionando para a clientela rural melhores condições físicas e humanas. Porém, é muito importante que se discuta essa instituição bem como os desafios para se criar uma escola, que venha a atender as especifícidades do campo. Este trabalho aborda estas questões em uma perspectiva de suscitar a discussão a respeito dessas escolas e as Escolas Rurais Nucleadas em particular, na perspectiva de documentar a realidade deste objeto de estudo. É preciso refletir acerca do currículo e da cultura camponesa, assim como é urgente que o aluno rural seja tratado enquanto sujeito do processo ensino aprendizagem levando-o a criticar a realidade existente no campo e se tomar um ser social capaz de transformar a sua realidade. |
Abstract: | The present work has as concem to present the historical and perspectives of the existent Rural Nucleadas Schools in the municipal district of Catalão, as well as problems that involve the rural schools in a general way discussing as: means of transportation, the municipalização of the teaching, the need to create curricula that come to assist the rural population and the need of respecting the culture farmer in the located schools in the rural environment. The Rural Nucleadas Schools constitute a differentiated model of rural school once it breaks up with the model of isolated school, providing for the rural clientele best physical and human conditions. However, it is veiy important the discussion of the rural schools as well as the challenges to create a rural school, that comes to assist the specificities of the field. This work approaches these subjects in a perspective of raising the discussion regarding the rural schools in a general way and of the Rural Nucleadas schools in matter not with the pretension of starting from this study to point Solutions to these schools, but in the perspective of documenting the reality of this study object. |
Palabras clave: | Escola Nucleada Rural Escolas rurais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | FLORES, Maria Marta Lopes. Escola nucleada rural: histórico e perspectivas Catalão-GO (1988-2000). 2000. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.23 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.23 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28536 |
Fecha de defensa: | 2000 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EscolaNucleadaRural.pdf | 14.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons