Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28495
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Proposta didática de ensaio experimental para o ensino-aprendizagem de caracterização mecânica de materiais compósitos
Author: Silva, Isabela Paula
First Advisor: Saad, Núbia dos Santos
First member of the Committee: Morais, Tobias Souza
Second member of the Committee: Nascimento, Jefferson Gomes do
Summary: Os materiais compósitos estão presentes nas indústrias aeronáutica e aeroespacial, as quais se tornaram grandes propulsoras do seu desenvolvimento. É inquestionável a importância do aprendizado acerca da caracterização mecânica de materiais compósitos ao aluno de graduação em Engenharia Aeronáutica, devido à sua grande presença e importância para a indústria. Este trabalho apresenta uma grande contribuição ao ensino aprendizagem acerca da caracterização de materiais compósitos, pois o conteúdo não está presente em nenhuma disciplina obrigatória que compõe o currículo dos alunos. Aqui faz-se um estudo teórico sobre as propriedades e caracterização dos materiais compósitos, além de mostrar como podem ser obtidas algumas propriedades experimentais através do ensaio de tração.
Keywords: Materiais compósitos
Caracterização de materiais compósitos
Ensaio de tração
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Isabela Paula; BERNARDES, Leandra Melato. Proposta didática de ensaio experimental para o ensino-aprendizagem de caracterização mecânica de materiais compósitos. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28495
Date of defense: 29-Oct-2019
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaDidáticaEnsaio.pdf2.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.