Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28462
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A consciência na perspectiva de Antônio Damásio: self e subjetividade
Author: Lopes, Camila Cristina de Oliveira
First Advisor: Almada, Leonardo Ferreira
First member of the Committee: Mendonça, Fernando Martins
Summary: Estudiosos como Antônio Damásio e filósofos como Espinosa, Chalmers e Searle têm direcionado suas pesquisas a uma busca efetiva da compreensão dos termos relacionados à mente, ao corpo, à consciência, ao self, à interação do organismo com o ambiente e a qual o impacto que esses processos causam em nossa vida como um todo. Na esteira dessa tradição, temos a intenção, nesse Trabalho de Conclusão de Curso, de proceder a um estudo sobre o tema da consciência, e mais especificamente das relações entre o self e a subjetividade. Esse é o esforço de uma reflexão filosófica sobre um problema que, de uma forma ou de outra, tem sido discutido desde que o homem se tornou um ser pensante. Para tanto, dividimos o nosso trabalho em 2 capítulos, nomeadamente (1) A importância do estudo da consciência para a evolução biológica e cultural da humanidade e (2) Uma mente alicerçada pelo corpo-propriamente-dito e as propostas de novas perspectivas acerca da consciência.
Keywords: Vida
Consciência
Self
Mente
Corpo
Subjetividade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LOPES, Camila Cristina de Oliveira. A consciência na perspectiva de Antônio Damásio: self e subjetividade. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28462
Date of defense: 9-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsciênciaPerspectivaAntônio.pdf605.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons