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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28420
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Araújo, Lucas Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T13:46:47Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T13:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Lucas Pereira de. Mobilidade urbana sustentável e inclusiva: o cadeirante e a calçada na área central de Uberlândia. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28420 | - |
dc.description.abstract | ABSTRACT - Observing the development of Brazilian cities, it can be seen that the actions were planned focusing on motorized and individual circulation to the detriment of non-motorized urban mobility (pedestrians and cyclists) and public transportation. The result of this process is cities with poor quality of life, where there are few spaces for walking or cycling, long traffic jams, decay of public transport, increased pollution levels, conflicts and traffic accidents. This scenario has a negative impact on sustainable urban mobility, as spaces become inaccessible and do not provide adequate and secure infrastructure. This monograph aims to discuss urban mobility, specifically accessibility for wheelchair users on the sidewalks of downtown Uberlândia-MG. Sidewalks highlight the need for intervention in public policies to prioritize non-motorized displacement and to seek an improvement in people's quality of life. Thus, sustainable and inclusive urban mobility appears to provide some principles that can be followed and used by the municipality to ensure greater security, access, comfort to its population, especially the PwD, and consequently the improvement of their quality of life. Keywords: Accessibility; Wheelchair users; sidewalks; Sustainable and inclusive urban mobility. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Cadeirantes | pt_BR |
dc.subject | Wheelchair users | pt_BR |
dc.subject | Calçadas | pt_BR |
dc.subject | Sidewalks | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável e inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Sustainable and inclusive urban mobility. | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana sustentável e inclusiva: o cadeirante e a calçada na área central de uberlândia | pt_BR |
dc.title.alternative | Sustainable and inclusive urban mobility: the wheelchair and the sidewalk in the central area of uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, William Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7431833682721902 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Beatriz Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Colesanti, Marlene Teresinha de Muno | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0480494080863099 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO - Ao observar o desenvolvimento das cidades brasileiras, pode-se perceber que as ações foram planejadas como foco a circulação motorizada e individual em detrimento da mobilidade urbana não motorizada (pedestres e ciclistas) e do transporte público coletivo. O resultado desse processo são cidades com qualidade de vida prejudicada, onde se encontram poucos espaços para a circulação a pé ou de bicicleta, longos congestionamentos, decadência do transporte público, aumento dos níveis de poluição, conflitos e acidentes de trânsito. Esse cenário repercute de forma negativa para a mobilidade urbana sustentável, pois os espaços passam a não ser acessíveis e não oferecem uma infraestrutura adequada e segura. Esta monografia tem como objetivo geral discutir a mobilidade urbana, mais especificamente a acessibilidade para os cadeirantes nas calçadas do centro de Uberlândia-MG. As calçadas nos evidenciam a necessidade de intervenção nas políticas públicas para que priorizem o deslocamento não motorizado e que busque uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Com isso, a mobilidade urbana sustentável e inclusiva aparece fornecendo alguns princípios que podem ser seguidos e utilizados pelo município para garantir maior segurança, acesso, conforto à sua população, em especial às PcD, e consequentemente a melhoria de qualidade de vida destas. Palavras-chave: Acessibilidade; Cadeirantes; Calçadas; Mobilidade urbana sustentável e inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 67672338 | - |
Appears in Collections: | TCC - Geografia |
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MobilidadeUrbanaSustentável.pdf | TCC | 4.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
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