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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Compreensibilidade de leitura entre discentes iniciantes e concluintes: o que muda no decorrer do curso de Ciências Contábeis
Autor: Alves, Mércia de Cássia Lima
Primer orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Primer miembro de la banca: Soares, Mara Alves
Segundo miembro de la banca: Vilela, Marcus Sérgio Satto
Resumen: Para o contador a leitura é essencial para o aprendizado uma vez que a profissão, em grande parte, é regulamentada por Leis e normas, exigindo deste profissional capacidade de desenvolver análise crítica, avaliar as informações recebidas e transmiti-las de maneira clara e concisa, presumindo a compreensibilidade daquilo que se lê. Por isso, investigou-se a compreensibilidade de leitura dos discentes do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus Pontal, a partir da aplicação da técnica de Cloze, classificando-a de acordo com os níveis funcionais de leitura ‘frustração, instrucional e independente’. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário elaborado com texto informativo e argumentativo, lacunado conforme a técnica de Cloze tradicional, a uma amostra de 88 (oitenta e oito) discentes. Essa técnica consiste de um texto do qual se suprimem alguns vocábulos, e posteriormente é pedido ao leitor que preencha os espaços com as palavras que melhor completem o sentido do texto. Nesta pesquisa foram considerados como acertos apenas as palavras idênticas ao vocábulo suprimido, sendo que o resultado classifica o respondente de acordo com o número de acertos. Os resultados apontaram que após ingressar no curso ocorreu uma mudança no hábito de leitura dos estudantes: a leitura de entretenimento diminuiu e a leitura informativa, didática e técnica aumentaram. Entre os gêneros textuais lidos durante o curso o que mais se lê, inclusive com periodicidade semanal e quinzenal, são os resumos. Já mensalmente os discentes leem artigos e resenhas. Quanto à compreensibilidade de leitura são os discentes do último período do curso que se classificam no nível independente. Nos demais períodos, a média ponderada de acertos evidenciou nível funcional instrucional. No entanto, os resultados de acertos por classes gramaticais classificam os discentes no nível de frustração, revelando inúmeros erros no tocante ao reconhecimento de palavras e compreensão deficiente.
Palabras clave: Compreensibilidade de leitura
Técnica de Cloze
Curso de Ciências Contábeis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Mércia de Cássia Lima. Compreensibilidade de leitura entre discentes iniciantes e concluintes: o que muda no decorrer do curso de Ciências Contábeis. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28414
Fecha de defensa: 20-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

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