Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28365
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Loucos de felicidade: protocolos de jogos palhacescos na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Crazy happiness: clowning gaming protocols in psychiatric ward of the Clinical Hospital of the Federal University of Uberlândia
Autor(es): Nunes, Wesley dos Santos
Primeiro orientador: Wuo, Ana Elvira
Primeiro membro da banca: Pimenta, Daniele
Segundo membro da banca: Pincerati, Walker Douglas
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão feita embasada por protocolos de jogos adotados pela dupla de palhaços Pietro e Pinguinela. Aqui segue uma discussão acerca da atuação desses clowns no contexto inserido dentro rotina de um hospital, em específico na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas (HCU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com base nessa problemática, o objetivo principal é compartilhar os significados viabilizados pelos protocolos baseados nos jogos clownescos relacionados com o ambiente psiquiátrico, mediante o entendimento de suas práticas e ações. Considerando-se assim os elementos que compõem o jogo e a atuação do clown em convergência da colaboração do tratamento dos clientes desta instituição. A pesquisa desenvolveu-se dentro do HCU, Bloco 2P. Para a coleta de informações, os instrumentos utilizados foram: a observação dos internos, o diário de campo do pesquisador e o registro fotográfico. São relatadas as conexões ligadas ao campo afetivo, emocional, temporal e espacial que o jogo clownesco instaurou nessa ala durante a visita dos irmãos Pi (Pietro e Pinguinela).
Abstract: Esta pesquisa apresenta uma reflexão feita embasada por protocolos de jogos adotados pela dupla de palhaços Pietro e Pinguinela. Aqui segue uma discussão acerca da atuação desses clowns no contexto inserido dentro rotina de um hospital, em específico na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas (HCU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com base nessa problemática, o objetivo principal é compartilhar os significados viabilizados pelos protocolos baseados nos jogos clownescos relacionados com o ambiente psiquiátrico, mediante o entendimento de suas práticas e ações. Considerando-se assim os elementos que compõem o jogo e a atuação do clown em convergência da colaboração do tratamento dos clientes desta instituição. A pesquisa desenvolveu-se dentro do HCU, Bloco 2P. Para a coleta de informações, os instrumentos utilizados foram: a observação dos internos, o diário de campo do pesquisador e o registro fotográfico. São relatadas as conexões ligadas ao campo afetivo, emocional, temporal e espacial que o jogo clownesco instaurou nessa ala durante a visita dos irmãos Pi (Pietro e Pinguinela).
Palavras-chave: Protocolos hospitalares
H.C -UFU
Palhaço hospitalar
Clown visitador
Emoção de lidar
Clown escalador
Catalizador de afeto
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: NUNES, Wesley dos Santos. Loucos de felicidade: protocolos de jogos palhacescos na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2387.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2387
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28365
Data de defesa: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LoucosFelicidadeProtocolos.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons