Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28365
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Loucos de felicidade: protocolos de jogos palhacescos na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Alternate title (s): Crazy happiness: clowning gaming protocols in psychiatric ward of the Clinical Hospital of the Federal University of Uberlândia
Author: Nunes, Wesley dos Santos
First Advisor: Wuo, Ana Elvira
First member of the Committee: Pimenta, Daniele
Second member of the Committee: Pincerati, Walker Douglas
Summary: Esta pesquisa apresenta uma reflexão feita embasada por protocolos de jogos adotados pela dupla de palhaços Pietro e Pinguinela. Aqui segue uma discussão acerca da atuação desses clowns no contexto inserido dentro rotina de um hospital, em específico na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas (HCU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com base nessa problemática, o objetivo principal é compartilhar os significados viabilizados pelos protocolos baseados nos jogos clownescos relacionados com o ambiente psiquiátrico, mediante o entendimento de suas práticas e ações. Considerando-se assim os elementos que compõem o jogo e a atuação do clown em convergência da colaboração do tratamento dos clientes desta instituição. A pesquisa desenvolveu-se dentro do HCU, Bloco 2P. Para a coleta de informações, os instrumentos utilizados foram: a observação dos internos, o diário de campo do pesquisador e o registro fotográfico. São relatadas as conexões ligadas ao campo afetivo, emocional, temporal e espacial que o jogo clownesco instaurou nessa ala durante a visita dos irmãos Pi (Pietro e Pinguinela).
Abstract: Esta pesquisa apresenta uma reflexão feita embasada por protocolos de jogos adotados pela dupla de palhaços Pietro e Pinguinela. Aqui segue uma discussão acerca da atuação desses clowns no contexto inserido dentro rotina de um hospital, em específico na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas (HCU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com base nessa problemática, o objetivo principal é compartilhar os significados viabilizados pelos protocolos baseados nos jogos clownescos relacionados com o ambiente psiquiátrico, mediante o entendimento de suas práticas e ações. Considerando-se assim os elementos que compõem o jogo e a atuação do clown em convergência da colaboração do tratamento dos clientes desta instituição. A pesquisa desenvolveu-se dentro do HCU, Bloco 2P. Para a coleta de informações, os instrumentos utilizados foram: a observação dos internos, o diário de campo do pesquisador e o registro fotográfico. São relatadas as conexões ligadas ao campo afetivo, emocional, temporal e espacial que o jogo clownesco instaurou nessa ala durante a visita dos irmãos Pi (Pietro e Pinguinela).
Keywords: Protocolos hospitalares
H.C -UFU
Palhaço hospitalar
Clown visitador
Emoção de lidar
Clown escalador
Catalizador de afeto
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: NUNES, Wesley dos Santos. Loucos de felicidade: protocolos de jogos palhacescos na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2387.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2387
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28365
Date of defense: 27-Aug-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LoucosFelicidadeProtocolos.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons