Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28323
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3103-2211
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo experimental do escoamento ao redor de cilindros de base quadrada com diferentes razões de aspecto montados sobre uma superfície
Título (s) alternativo (s): Experimental study of flow around square base cylinders with different aspect ratios mounted on a surface
Autor: Mundim, João Paulo Peres
Primer orientador: Almeida, Odenir de
Primer miembro de la banca: Souza, Francisco José de
Segundo miembro de la banca: Vieira, Gregório Sandro
Tercer miembro de la banca: Almeida, Odenir de
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo o estudo experimental via túnel de vento, do escoamento ao redor de cilindros de base quadrada com diferentes razões de aspecto (AR), variando AR de 1 a 4, aplicando assim metodologias para entender alguns aspectos aerodinâmicos do problema. Inicialmente características de arrasto foram determinadas e comparados entre as quatro razões de aspecto estudadas, obtendo uma tendência quadrática de crescimento da força de arrasto com o aumento da velocidade, e tendência de aumento da força de arrasto com o aumento da razão de aspecto, característica já esperada. O coeficiente de arrasto também aumentou de um corpo para o outro, mas praticamente não variou dentro da faixa de Reynolds avaliada, 5.91x10^4 a 13.01x10^4. Posteriormente, aferiu-se o perfil de velocidade, utilizando anemômetro a fio quente, com Re = 9,46x10^4, em uma região de interesse na parte posterior do corpo e notou-se que o aumento da razão de aspecto modificou a característica do perfil de velocidade, mudança essa observada na transição de AR 2 para AR3, sugerindo que existe uma razão de aspecto crítica, entre 2 e 3, que difere o comportamento do escoamento na região analisada. Tomadas de pressão foram realizadas nas faces dos cilindros de base quadrada, mantendo Re = 9,46x10^4, onde mostram a interferência da região de base, quinas laterais e superfície livre. Finalmente técnicas de visualização experimental foram realizadas, evidenciando características pressupostas, e aumentando a fidelidade das análises anteriores e conclusões obtidas. Estudos futuros focados na região posterior do corpo, além de uma comparação numérica computacional, são recomendados.
Abstract: The present work has as objective the experimental study using the wind tunnel, flow around the square base cylinders with different aspect ratios (AR), varies from AR to 1 to 4, applying methods to understand the aerodynamic aspects of the problem. Initially, drag characteristics were shown and compared between four aspect ratios studied, obtaining a quadratic trend of increasing drag force with increased speed, and increased drag force with increased expected aspect ratio. The drag coefficient also increased from one body to another, but practically didn’t vary within the available Reynolds range, 5.91x10^4 a 13.01x10^4. Later, velocity profile was evaluated, by using hot wire anemometer, with Re = 9,46x10^4, in a region of interest in the back of the body and it was noted that the increased aspect ratio changed the speed profile characteristic, change observed in the transition from AR 2 to AR3 , suggesting that there is a critical aspect ratio, between 2 and 3, wich differs the flow behavior in the analyzed region. Pressure distribution was performed on the square base cylinder faces, maintaining Re = 9,46x10^4, where they showed interference from the base region, lateral corners and free-end surface. Finally, experimental visualization techniques were performed, evidencing presupposed characteristics and increasing the fidelity of previous analyzes and conclusions. Future studies focusing on the posterior region of the body, in addition to a computational numerical comparison, are recommended
Palabras clave: Cilindros de base quadrada
Aerodinâmica experimental
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: Mundim, João Paulo Peres. Estudo experimental do escoamento ao redor de cilindros de base quadrada com diferentes razões de aspecto montados sobre uma superfície. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28323
Fecha de defensa: 16-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoExperimentalEscoamento.pdf3.67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons