Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28311
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3520-2679
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Configurações do corpo-prostituto: Gasparino Damata, Marco Lacerda e Marcelino Freire
Título (s) alternativo (s): Configurations of male prostitute body: Gasparino Damata, Marco Lacerda and Marcelino Freire
Autor: Nascimento, Dorinaldo dos Santos
Primer orientador: Camargo, Fábio Figueiredo
Primer miembro de la banca: Albuquerque, Carlos Eduardo Fernandes
Segundo miembro de la banca: Camargo, Flávio Pereira
Tercer miembro de la banca: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Cuarto miembro de la banca: Soares, Leonardo Francisco
Resumen: Este trabalho analisa as configurações do corpo-prostituto nas seguintes narrativas: nos contos “Paraíba” e “Módulo lunar pouco feliz”, presentes no livro Os solteirões (1975) de Gasparino Damata; e nos romances As flores do jardim da nossa casa (2007) de Marco Lacerda e Nossos ossos (2013) de Marcelino Freire. O corpo-prostituto figurado nesses textos ficcionais de expressão homoerótica é uma noção operacional proposta por este para contemplar a diversidade de práticas e de sujeitos (bagaxa, michê, garoto de programa, gigolô, toy boy, acompanhante) que monetizam seus corpos jovens, ao intercambiá-los oferecendo sexo e companhia por dinheiro, bens materiais e simbólicos com os donos do capital – homossexuais geralmente mais velhos tratados como abjetos no âmbito erótico-sexual. A investigação do corpo-prostituto opera em quatro capítulos neste estudo ancorada em postulados teóricos dos estudos literários e na interlocução com outros constructos epistemológicos. No primeiro capítulo, “Antes dos programas…”, explicitamos um decálogo com eixos de discussão fundamentado em pesquisas e em estudos etnográficos (antropologia, sociologia e psicologia social) que abarca múltiplos aspectos acerca do corpo-prostituto; segue um sucinto recorte historiográfico da cultura ocidental sobre a existência e os modos de encarar os corpos-prostitutos; e um panorama do corpo-prostituto na literatura brasileira de expressão homoerótica. O segundo capítulo, “Primeiro programa”, tem como escopo a noção de mas(CU)linidade/ mas(CU)linidade rentável a qual analisamos em contos de Gasparino Damata. No terceiro capítulo, “Segundo Programa”, o processo exegético centrou-se em como o corpo-prostituto romanesco de Marco Lacerda (Benício) constrói uma carreira a partir de seu corpo monetizável em diferentes territórios (rua, sauna, boate) e modalidades (garoto de programa, gogoboy, gigolô). No quarto capítulo, “Terceiro programa”, analisamos a alteridade fragmentada do principal corpo-prostituto romanesco de Marcelino Freire (Cícero) acometido por homicídio no exercício da prostituição, para isso recorremos à ideia barthesiana de biografema. Na conclusão, “Depois dos programas”, explicitamos nossa proposição de tese de pesquisa. Ao orientarmo-nos pela premissa da reincidência hegemônica, sobressaiu junto às intercambialidades e as relações de poder um corpo-prostituto estigmatizado e clandestino, e sobretudo pauperizado e/ou lupenizado o qual ancora-se na condição socioeconômica como motivação mais aparente para o engajamento no sexo rentável. Sustentam a premissa quatro vértices argumentativos: a demanda por um empreendimento discursivo, gestual e corpóreo de uma masculinidade hegemônica “suja”, rústica de homens hiperviris de classes baixas (corpos másculos e/ou musculosos, genitália avantajada); a recorrência da rua enquanto territorialidade subalternizada e marginal para o trabalho sexual; a correlação entre pauperização/lumpesinagem do corpo-prostituto e práticas ilícitas (dicotomização entre corpos-prostitutos idôneos ou não); e a ausência de centralidade fabuladora a partir do corpo-prostituto como sujeito enunciador no gênero romanesco.
Abstract: This paper analyzes the configurations of the prostitute body in the following narratives: in the short stories “Paraíba” and “Módulo lunar pouco feliz”, present in Gasparino Damata's book “Os Solteirões” (1975); and in the novels As flores do jardim da nossa casa (2007) by Marco Lacerda e Nossos ossos (2013) by Marcelino Freire. The male prostitute body figured in these fictional texts of homoerotic expression is an operational notion proposed by it to contemplate the diversity of practices and subjects (bagaxa, hustler, call boy, gigolo, toy boy, rent boy) who monetize their young bodies by exchanging them by offering sex and companionship for money, material and symbolic goods with the owners of capital, who are generally older homosexuals treated as abject in the erotic-sexual realm. The investigation of the male prostitute body operates in four chapters in this study anchored in theoretical postulates of literary studies and in dialogue with other epistemological constructs. In the first chapter, “Before the Tricks…”, we make explicit a decalogue with discussion axes based on research and ethnographic studies (anthropology, sociology and social psychology) that encompasses multiple aspects about the male prostitute body; follows a succinct historiographical outline of Western culture on the existence and ways of viewing male prostitute bodies; and an the panorama of the male prostitute body in Brazilian homoerotic literature. The second chapter, “First Trick,” has as its scope the notion of mas(ASS)linity / mas(ASS)culinity profitable linearity which we analyze in Gasparino Damata’s short stories. In the third chapter, “Second Trick,” the exegetical process focused on how Marco Lacerda's Romanesque mlae prostitute body (Benício) builds a career out of its monetizable body in different territories (street, sauna, nightclub) and modalities (call boy, gogoboy, gigolo). In the fourth chapter, “Third Trick”, we analyze the fragmented otherness of the main Romanesque male prostitute body of Marcelino Freire (Cicero) affected by homicide in the exercise of prostitution. In the conclusion, “After the Tricks,” we spell out our research thesis proposition. As we orient ourselves by the premise of hegemonic recurrence with the interchangeability and power relations, a stigmatized and clandestine male prostitute body pauperized and /or luteinized sex work anchored in the socioeconomic condition as the most apparent motivation for engagement in the sex business profitable sex. The premise underpins four argumentative vertices: the demand for a discursive, gestural and corporeal enterprise of a “dirty”, rustic hegemonic masculinity of lower-class hyper viral men (masculine and / or muscular bodies, large genitalia); the recurrence of the street as a subordinate and marginal territoriality for sex work; the correlation between impoverishment / lumpesination of the male prostitute body and illicit practices (dichotomization between suitable male prostitute bodies or not); and the absence of fabulous centrality from the male prostitute body as an enunciating subject in the novelistic genre.
Palabras clave: Corpo-prostituto
Homoerotismo
Literatura brasileira
Contos
Gasparino Damata
Romances
Marco Lacerda
Marcelino Freire
Male prostitute body
Homoerotism
Brazilian literature
Short stories
Novels
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: NASCIMENTO, Dorinaldo dos Santos. Configurações do corpo-prostituto: Gasparino Damata, Marco Lacerda e Marcelino Freire. 2019. 251 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2522.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2522
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28311
Fecha de defensa: 12-dic-2019
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

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