Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28299
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3498-2068
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Racismo e preconceito racial na formação em Educação Física: o que dizem os estudantes negros?
Título (s) alternativo (s): Racism and racial prejudice in Physical Education: what do black students say?
Autor: Oliveira, Aline Cristina Simão de
Primer orientador: Prado, Vagner Matias do
Primer miembro de la banca: Ribeiro, Gabriela Machado
Segundo miembro de la banca: Jesus, Andreia Sousa de
Resumen: O presente trabalho buscou investigar a incidência de racismo e preconceito racial durante o processo de formação inicial em Educação Física, nas três habilitações que, atualmente, são ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (Licenciatura/Bacharelado, Bacharelado e Licenciatura). Objetivou-se compreender quais são as percepções sobre racismo e preconceito racial de alunos que se autodeclaram como negras e negros, e como eles/as lidam com possíveis situações de preconceito durante o processo de formação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a produção de dados questionários e entrevistas estruturadas. Os dados foram analisados a partir da caracterização do perfil social dos/as participantes e as entrevistas problematizadas em duas categorias: 1ª) Definições sobre racismo e preconceito racial e 2ª) Experiências de preconceito vivenciadas ou presenciadas. Os resultados obtidos permitem compreender que poucos estudantes apresentam definições conceituais sobre racismo e preconceito racial, que admitem caracterizar situações sofridas ou presenciadas para um possível enfrentamento. Também que os/as colaboradores são sensíveis a perceberem situações de discriminação sofridas e/ou presenciadas no curso da graduação, fato que demonstra que o racismo e o preconceito racial acompanham os /as estudantes durante o processo de formação inicial.
Abstract: This study investigated the effects of racism and racial prejudice during the initial training in Physical Education in the three skills that today are offered by the Federal University of Uberlândia (Licentiate/Bachelor degree, Bachelor degree and Licentiate degree). This study aimed to understand what are the perceptions of racism and racial prejudice of students who declared themselves as black men and women, and how they handle with possible situations of prejudice during the training process. The methodology used was case study of qualitative approach, with the instruments for the production of questionnaires and structured interviews data. Data were analyzed from the characterization of the social profile of participants and interviews problematized in two. 1ª) Definitions and 2ª) Experiencies. The results allow us to understand that few students have conceptual definitions on racism and racial prejudice that can characterize situations suffered or witnessed for a possible confrontation. Also that the employees are sensitive to realize suffered discrimination situations and / or witnessed in the course of graduation, which demonstrates that racism and racial prejudice accompany the students during the initial training process.
Palabras clave: Formação em Educação Física
Training in Physical Education
Racismo
Racism
Preconceito racial
Racial prejudice
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Aline Cristina Simão de. Racismo e preconceito racial na formação em Educação Física: o que dizem os estudantes negros?. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28299
Fecha de defensa: 19-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RacismoPreconceitoRacial.pdf1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons