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dc.creatorOliveira, Aline Cristina Simão de-
dc.date.accessioned2020-01-13T16:41:56Z-
dc.date.available2020-01-13T16:41:56Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Cristina Simão de. Racismo e preconceito racial na formação em Educação Física: o que dizem os estudantes negros?. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28299-
dc.description.abstractThis study investigated the effects of racism and racial prejudice during the initial training in Physical Education in the three skills that today are offered by the Federal University of Uberlândia (Licentiate/Bachelor degree, Bachelor degree and Licentiate degree). This study aimed to understand what are the perceptions of racism and racial prejudice of students who declared themselves as black men and women, and how they handle with possible situations of prejudice during the training process. The methodology used was case study of qualitative approach, with the instruments for the production of questionnaires and structured interviews data. Data were analyzed from the characterization of the social profile of participants and interviews problematized in two. 1ª) Definitions and 2ª) Experiencies. The results allow us to understand that few students have conceptual definitions on racism and racial prejudice that can characterize situations suffered or witnessed for a possible confrontation. Also that the employees are sensitive to realize suffered discrimination situations and / or witnessed in the course of graduation, which demonstrates that racism and racial prejudice accompany the students during the initial training process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectTraining in Physical Educationpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.titleRacismo e preconceito racial na formação em Educação Física: o que dizem os estudantes negros?pt_BR
dc.title.alternativeRacism and racial prejudice in Physical Education: what do black students say?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Andreia Sousa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979449010607540pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138456020956095pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar a incidência de racismo e preconceito racial durante o processo de formação inicial em Educação Física, nas três habilitações que, atualmente, são ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (Licenciatura/Bacharelado, Bacharelado e Licenciatura). Objetivou-se compreender quais são as percepções sobre racismo e preconceito racial de alunos que se autodeclaram como negras e negros, e como eles/as lidam com possíveis situações de preconceito durante o processo de formação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a produção de dados questionários e entrevistas estruturadas. Os dados foram analisados a partir da caracterização do perfil social dos/as participantes e as entrevistas problematizadas em duas categorias: 1ª) Definições sobre racismo e preconceito racial e 2ª) Experiências de preconceito vivenciadas ou presenciadas. Os resultados obtidos permitem compreender que poucos estudantes apresentam definições conceituais sobre racismo e preconceito racial, que admitem caracterizar situações sofridas ou presenciadas para um possível enfrentamento. Também que os/as colaboradores são sensíveis a perceberem situações de discriminação sofridas e/ou presenciadas no curso da graduação, fato que demonstra que o racismo e o preconceito racial acompanham os /as estudantes durante o processo de formação inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode67262792-
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