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dc.creatorCaeu, Guilherme-
dc.date.accessioned2020-01-13T14:34:34Z-
dc.date.available2020-01-13T14:34:34Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationCAEU, Guilherme. Geni palimpséstica: as camadas de uma transcriação teatral. 2019. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28293-
dc.descriptionEste trabalho parte do olhar de um homem branco, cisgênero e, muitas vezes, privilegiado. Por isso, reconheço meu lugar machista, racista e transfóbico (em potencial) no discurso aqui apresentado. Consequentemente, este trabalho de conclusão de curso está sujeito a alterações, por ainda ser muito incerto e, possivelmente, carregado de discursos com estruturas opressoras veladas ou até mesmo desconhecidas por mim (autor).pt_BR
dc.description.abstractDans cette recherche, je propose une réflexion sur les résultats d'une exploration créative scénique, à partir d'un spectacle d'esthétique hybride et expérimentale, en envisageant utiliser la sémiotique peircienne et le concept de transcréation (traduction poétique) de Haroldo de Campos, comme procédure de création en théâtre. J'utilise comme référence principale pour le contexte dramaturgique, le personnage Geni de la pièce de théâtre “Ópera do Malandro” de Chico Buarque. Sur la scène, quatre prostituées partagent leur angoisse, leur désamour et le plaisir d'être ce qu’elles sont. Figures marginales de la colline de Rio de Janeiro (morro carioca), leurs coeurs sont affichés sur l'avenue dans une authentique fête de carnaval, de sorte que quiconque y vit un peu de la multiplicité culturelle et sociale brésilienne, qui partage un peu les sentiments de sujets qui se retrouvent souvent cachés et réduits au silence dans les zones périphériques de notre pays.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectProcedimentos de criação cênicapt_BR
dc.subjectLeonilsonpt_BR
dc.subjectGeni e o zepelimpt_BR
dc.titleGeni palimpséstica: as camadas de uma transcriação teatralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Daniele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Pedro Eduardo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388260255922221pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3390787832209443pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom esta pesquisa proponho uma reflexão sobre os resultados de uma exploração criativa cênica, a partir de um espetáculo de estética híbrida e experimental, vislumbrando utilizar a semiótica peirciana e o conceito de transcriação (tradução poética), de Haroldo de Campos, como procedimentos na criação em teatro. Uso como principal referência para o contexto dramatúrgico, a personagem Geni, da peça Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Em cena, quatro meretrizes compartilham suas angústias, desamores e os prazeres de serem quem são. Figuras marginais do morro carioca, seus corações são colocados em exposição na avenida, em um autêntico festim carnavalesco, para que qualquer um que ali esteja viva um pouco da multiplicidade cultural e social brasileira, que compartilhe um pouco dos sentimentos de sujeitos que, frequentemente, encontram-se escondidos e silenciados em áreas periféricas de nosso país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode67262911-
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