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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8894-7968
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação do sofrimento mental em acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem
Título(s) alternativo(s): Assessment of mental distress in undergraduate nursing students
Autor(es): Sena, Fernanda Miranda de
Primeiro orientador: Oliveira, Lívia Ferreira
Primeiro membro da banca: Gontijo, Barbara Dias Rezende
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia Costa dos Santos da
Resumo: O ingresso na universidade representa um momento novo na vida das pessoas e pode trazer consigo angústias, medos e inseguranças, podendo assim acarretar em surgimento ou piora de sintomas de sofrimento mental, sendo que este pode acarretar no aparecimento de Transtorno Mental Comum. Existem diversos instrumentos para identificação desse sofrimento mental, cabendo destacar o Self- Reporting Questionnaire-20. O objetivo do trabalho foi caracterizar o perfil socioeconômico dos acadêmicos e identificar o sofrimento mental entre eles. O estudo utiliza dados obtidos através da aplicação de um questionário socioeconômico e do instrumento Self-Reporting Questionnaire-20 em 229 participantes no período de junho a julho de 2019. Os dados foram tabulados em planilha do Programa Microsoft Excel® e analisados através do Programa Estatístico Sigma Stat® 2.03. Quanto ao perfil acadêmico foi observado que a maioria (77,7%) é do sexo feminino, apresenta idade variando entre 18 e 50 anos, não possui companheiro (93,4%), e que também em sua maioria (66,8%) são praticantes de alguma religião, Ainda, foi identificado que 72,5% dos estudantes estão em sofrimento mental havendo predominância de respostas positivas para o humordepressivo ansioso (62,8 %) e para o decréscimo de energia vital (61,5%). Foi possível concluir no presente estudo que existe um perfil de estudantes jovens, sem companheiro e sem filhos, com predominância do sexo feminino e através da aplicação do instrumento Self-Reporting Questionnaire-20 que a maioria dos acadêmicos apresenta sofrimento mental.
Abstract: University entrance represents a new moment in people's lives and can bring with them anguish, fears and insecurities, thus leading to the onset or worsening of symptoms of mental distress, which may lead to the onset of Common Mental Disorder. There are several instruments for identifying this mental suffering, including the Self-Reporting Questionnaire-20. The objective of this study was to characterize the socioeconomic profile of the students and to identify their mental suffering. The study uses data obtained through the application of a socioeconomic questionnaire and the Self-Reporting Questionnaire-20 instrument in 229 participants from June to July 2019. The data were tabulated in the Microsoft Excel® spreadsheet and analyzed through the Sigma Stat® 2.03 Statistical Program. Regarding the academic profile, it was observed that the majority (77,7%) are female, aged between 18 and 50 years old, have no partner (93,4%), and most of them (66, 8%) are practitioners of some religion. It was also found that 72,5% of the students are suffering from mental distress, with a predominance of positive responses to anxiety-depressive mood (62,8%) and decreased vital energy (61,5%). It was possible to conclude in the present study that there is a profile of young students, without partner and without children, predominantly female and through the application of the Self-Reporting Questionnaire-20 that most students have mental suffering.
Palavras-chave: Saúde mental
Mental health
Enfermagem
Nursing
Sofrimento mental
Mental suffering
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SENA, Fernanda Miranda de. Avaliação do sofrimento mental em acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28257
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

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