Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDezopa, Guilherme Guedes-
dc.date.accessioned2020-01-09T12:52:22Z-
dc.date.available2020-01-09T12:52:22Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationDEZOPA, Guilherme Guedes. A estruturação temporal no filme "A chegada": como as características na narrativa cinematográfica do filme configuram uma reflexão sobre uma experiência no tempo. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28228-
dc.description.abstractThis work has the main intention to analyse how the features of the science fiction’s narrative of the movie “Arrival” (2016) allow the reflection about the time experience in it. Therefore, the work researched theories that discuss how the temporality influences in the construction of a science fiction’s narrative and how the conception of time may occur from a communicational process. Based on these studies, the research describe and analyses, using de “Arrival” (2016)’s narrative analyses, how the director of the movie, Denis Villeneuve, used the temporal resources of the movie’s narrative, mobilizing some cinematography resources to adapt them on the cinema screen. The research’s results shows that the movie’s narrative appropriates some temporal resources that allow a non linear time structure and, furthermore, invite the spectator to conceive the reality from a circular time perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectA Chegadapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDenis Villeneuvept_BR
dc.subjectArrivalpt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.titleA estruturação temporal no filme "A chegada": como as características na narrativa cinematográfica do filme configuram uma reflexão sobre uma experiência no tempopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295371T9pt_BR
dc.contributor.referee1Khalil, Marisa Martins Gama-
dc.contributor.referee2Santos, Vanessa Matos dos-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar como as características da narrativa do gênero cinematográfico de ficção-científica do filme “A Chegada” (2016) configuram uma reflexão sobre a experiência no tempo. Para tanto, realizou-se um levantamento teórico que discute como a temporalidade influencia na construção de uma narrativa de ficção-científica e como a concepção do tempo ocorre a partir de um processo comunicacional. A partir desse estudo, a pesquisa descreve e analisa, por meio de análise da narrativa de "A Chegada" (2016), como o diretor do longa-metragem, Denis Villeneuve, utilizou desses recursos temporais na narrativa do longa-metragem, mobilizando recursos cinematográficos para adaptá-los na tela do cinema. O resultado da pesquisa demonstra que, a narrativa do filme se apropria de alguns recursos temporais que permitem uma estruturação temporal não linear e, para além disso, convidam o espectador a conceber a realidade a partir de um tempo circular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstruturaçãoTemporalFilme.pdf975.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons