Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28228
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A estruturação temporal no filme "A chegada": como as características na narrativa cinematográfica do filme configuram uma reflexão sobre uma experiência no tempo
Autor: Dezopa, Guilherme Guedes
Primer orientador: Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes
Primer miembro de la banca: Khalil, Marisa Martins Gama
Segundo miembro de la banca: Santos, Vanessa Matos dos
Resumen: Este trabalho busca analisar como as características da narrativa do gênero cinematográfico de ficção-científica do filme “A Chegada” (2016) configuram uma reflexão sobre a experiência no tempo. Para tanto, realizou-se um levantamento teórico que discute como a temporalidade influencia na construção de uma narrativa de ficção-científica e como a concepção do tempo ocorre a partir de um processo comunicacional. A partir desse estudo, a pesquisa descreve e analisa, por meio de análise da narrativa de "A Chegada" (2016), como o diretor do longa-metragem, Denis Villeneuve, utilizou desses recursos temporais na narrativa do longa-metragem, mobilizando recursos cinematográficos para adaptá-los na tela do cinema. O resultado da pesquisa demonstra que, a narrativa do filme se apropria de alguns recursos temporais que permitem uma estruturação temporal não linear e, para além disso, convidam o espectador a conceber a realidade a partir de um tempo circular.
Abstract: This work has the main intention to analyse how the features of the science fiction’s narrative of the movie “Arrival” (2016) allow the reflection about the time experience in it. Therefore, the work researched theories that discuss how the temporality influences in the construction of a science fiction’s narrative and how the conception of time may occur from a communicational process. Based on these studies, the research describe and analyses, using de “Arrival” (2016)’s narrative analyses, how the director of the movie, Denis Villeneuve, used the temporal resources of the movie’s narrative, mobilizing some cinematography resources to adapt them on the cinema screen. The research’s results shows that the movie’s narrative appropriates some temporal resources that allow a non linear time structure and, furthermore, invite the spectator to conceive the reality from a circular time perspective.
Palabras clave: A Chegada
Narrativa
Tempo
Cinema
Denis Villeneuve
Arrival
Narrative
Time
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DEZOPA, Guilherme Guedes. A estruturação temporal no filme "A chegada": como as características na narrativa cinematográfica do filme configuram uma reflexão sobre uma experiência no tempo. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28228
Fecha de defensa: 11-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstruturaçãoTemporalFilme.pdf975.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons