Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28196
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Finanças pessoais: uma análise do perfil financeiro dos discentes e seus cursos de graduação |
Alternate title (s): | Personal finance: an analysis of students' financial profiles and undergraduate courses |
Author: | Siqueira, Leandro de Paula |
First Advisor: | Vilela, Marcus Sérgio Satto |
First member of the Committee: | Barbosa, Josilene da silva |
Second member of the Committee: | Silva, Kelly Aparecida |
Summary: | Este artigo tem por objetivo identificar a existência ou não de associação entre os cursos de graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e os perfis financeiros de seus discentes. Este estudo descritivo, com abordagem quantitativa, foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas e de levantamentos de dados, e sua análise dos dados foi realizada utilizando-se cálculos estatísticos descritivos, análise de correspondência e mapas perceptuais utilizando o software SPSS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por dois blocos de questões, sendo o primeiro bloco composto por 21 afirmativas relacionadas ao comportamento, gestão e planejamento financeiro e o segundo bloco com 10 questões de cunho sociodemográfico, obtendo 520 questionários respondidos válidos. Os resultados apontam que: a) o maioria dos estudantes do gênero Masculino tendem apresentar um Perfil Financeiro Controlado e as estudantes do gênero Feminino não apresentam uma tendência de perfil; b) os estudantes dos cursos pesquisados apresentam percepções diferentes sobre seus níveis de gastos; e c) a maioria dos estudantes do curso de Engenharia de Produção tendem fortemente a apresentar um Perfil Financeiro Controlado, enquanto que a maioria dos estudantes do curso de Serviço Social tende ao Perfil Endividado. |
Abstract: | This article aims to identify the existence or not of association between the undergraduate courses of the Faculty of Management, Accounting, Production Engineering and Social Work (FACES) of the Federal University of Uberlândia (UFU) and the financial profiles of its students. This descriptive study, with quantitative approach, was conducted through bibliographic research and data collection, and its data analysis was performed using descriptive statistical calculations, correspondence analysis and perceptual maps using the SPSS software. For data collection, a questionnaire consisting of two blocks of questions was used, the first block consisting of 21 statements related to behavior, management and financial planning and the second block with 10 sociodemographic questions, obtaining 520 valid answered questionnaires. The results indicate that: a) most male students tend to have a controlled financial profile and female students do not have a profile trend; b) the students of the researched courses present different perceptions about their spending levels; and c) most students in the Production Engineering course tend to have a Controlled Financial Profile, while most students in the Social Work course tend toward the Debt Profile. |
Keywords: | Finanças pessoais Planejamento financeiro Perfil financeiro |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SIQUEIRA, Leandro de Paula. Finanças pessoais: uma análise do perfil financeiro dos discentes e seus cursos de graduação. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28196 |
Date of defense: | 13-Dec-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FinançasPessoaisAnálise.pdf | 789.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.