Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28162
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Concepções de professores sobre a resolução de problemas
Alternate title (s): Teacher concepts on problem solving
Author: Guimarães, Joice Silva Mundim
First Advisor: Oliveira, Guilherme Saramago de
First member of the Committee: Davi, Tania Nunes
Second member of the Committee: Arantes, Margareth Gomes Rosa
Third member of the Committee: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Fourth member of the Committee: Barauna, Silvana Malusá
Summary: Esta pesquisa busca identificar, analisar e discutir as concepções dos professores que ensinam Matemática sobre seu trabalho com os conteúdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineando uma proposta de ensino à luz das perspectivas teóricas e científicas da Resolução de Problemas que alcance o ensino-aprendizagem-desenvolvimento dos estudantes. A tese apresenta os professores que ensinam Matemática e suas concepções sobre a Resolução de Problemas (RP), a perspectiva histórica e teórica da RP, a pesquisa de campo das concepções dos professores e uma proposta teórica para abordar a RP a partir das contribuições da teoria davydoviana. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, com os desdobramentos da pesquisa teórica, juntamente com os instrumentos questionário e entrevista para realizar o trabalho de campo. Assim, as concepções dos professores identificadas na coleta de dados nos levaram a analisar e refletir sobre como tem acontecido a abordagem metodológica da RP, nos conduzindo ao desenvolvimento de uma organização didática diferente no trabalho com os conteúdos matemáticos. Para isso, utilizamos a teoria de Davydov, que propõe um processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento dos conteúdos matemáticos pautado no movimento de ascensão do abstrato ao concreto que marca a formação do pensamento teórico do estudante. A RP, na perspectiva de Davydov, é abordada na atividade de estudo do aluno, que, a partir das situações de dificuldade propostas pelo professor, se envolve com o resolver problemas no desenvolvimento da tarefa de estudos. O percurso da pesquisa evidenciou o descompasso entre o pensado no mundo científico e o realizado no contexto escolar. As teorias educacionais voltadas para o ensino dos conteúdos matemáticos e para a RP traçam propostas científicas validadas para o desenvolvimento do sujeito, mas essas estruturas divergem do contexto atual. Elucidamos que a RP no âmbito desta pesquisa, antes de qualquer ação, preocupa-se com a trajetória de como o problema é resolvido, visto que essa linha recorre aos conteúdos e aos fundamentos científicos, o que realmente importa para a formação dos escolares.
Abstract: The research seeks to identify, analyze and discuss the conceptions of teachers who teach Mathematics about their work with content in the early years of elementary school, outlining a teaching proposal in light of the theoretical and scientific perspectives of Problem Solving that access teaching-learning-development of students. The thesis presents teachers who teach mathematics and their conceptions about Problem Solving - PR, the historical and theoretical perspective of PR, the field research of teachers' conceptions and a theoretical proposal to approach PR from the contributions of davydoviana theory. The methodological approach was the qualitative research, with the unfolding of the theoretical research, along with the questionnaire and interview instruments to perform the fieldwork. Thus, teachers' conceptions, identified in the data collection, led us to analyze and reflect on how the methodological approach of mathematics has been conducted, leading us to delineate a different didactic organization in the work with mathematical contents. For this, we use Davydov's theory, which proposes a process of teaching-learning-development of mathematical contents, based on the ascension movement from the abstract to the concrete that marks the construction of the student's theoretical thinking. The PR, in Davydov's perspective, is addressed in the student's study activity, which from the difficulties proposed by the teacher, the student gets involved with solving problems in the development of the study task. The course of the research evidenced the mismatch between the thought in the scientific world and the one carried out in the school context. Educational theories, focused on the teaching of mathematical content and PR, outline validated scientific proposals for the development of the subject, but these structures differ from the current context. We clarify that PR, before any action, is concerned with the trajectory of how the problem is solved, since this line resorts to scientific contents and fundamentals, which really matters for the education of students.
Keywords: Matemática
Mathematics
Concepções de professores
Teachers’ conceptions
Resolução de problemas
Problems solving
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: GUIMARÃES, Joice Silva Mundim. Concepções de professores sobre a resolução de problemas. 2019. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2576.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2576
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28162
Date of defense: 18-Dec-2019
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcoesProfessoresResolucao.pdf.pdf4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons