Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarrara, Yasmin Martins-
dc.date.accessioned2020-01-02T13:28:32Z-
dc.date.available2020-01-02T13:28:32Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationCARRARA, Yasmin Martins. Desenvolvimento de um sistema de análise da qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28100-
dc.descriptionA proposta deste trabalho de conclusão de curso é o levantamento do histórico de DEC, FEC, TMAE, DIC, FIC, DMIC, DCRI de todas as distribuidoras de energia elétrica brasileiras. O levantamento do histórico de compensações pagas em decorrência da violação dos indicadores de qualidade do serviço individuais para cada uma das distribuidoras de energia elétrica Brasileiras. Esse levantamento de dados é o início para a criação de um sistema da análise da qualidade dos serviços prestados. Também pode-se falar da proposição de uma metodologia de classificação das distribuidoras considerando-se o desempenho verificado em relação aos indicadores coletivos e individuais, simultaneamente e a elaboração do ranking de desempenho da qualidade do serviço das distribuidoras de energia elétrica brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThe present work of Conclusion of course has as objective to raise indicators about the quality of the service of Electric Energy of the Brazilian Electricity Distributors and to propose a systematic way to organize this data, turning them into useful information. According to the PRODIST module 8 (Procedures for Distribution of Electric Energy in the National Electric System) The quality that the consumer perceives coming from a utility or public utility licensee is evaluated in three requirements, the first is the quality of the product that in this case is the electrical energy, which is related to the voltage compliance in steady state and absence of disturbances in its wave form. The second refers to the quality of the Service, which is related to the continuity of the service provided to its consumers and the third question: the quality of customer service. This work deals with the second question mentioned above. The quality of service provided by Brazilian electricity distributors is quantified through collective and individual indicators. Currently, there is no existence of any classification of these distributors in relation to the quality of service performance, considering the joint analysis of the existing indicators. Thus, the main proposal of this work is to develop a methodology to classify the performance of the Brazilian distributors in relation to the quality of the service, as well as to elaborate a ranking of performance of the Brazilian distributors in relation to the subject taking into account the indicators.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectQualidade do serviçopt_BR
dc.subjectDashboardpt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de análise da qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de distribuição de energia elétricapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a quality analysis system of the service provided by electricity distribution dealerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo Junior, José Rubens-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480967220539652pt_BR
dc.contributor.referee1Gondim, Isaque-
dc.contributor.referee2Cunha, Márcio José da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de curso tem como objetivo levantar indicadores acerca da qualidade do serviço de Energia Elétrica das Distribuidoras de Energia Elétricas Brasileiras e propor uma forma sistemática de organizar esses dados, os transformando em informações úteis. Segundo o módulo 8 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional) A qualidade que o consumidor percebe proveniente de uma concessionária ou permissionária de serviço público é avaliada em três quesitos, o primeiro é a qualidade do produto que no caso é a energia elétrica, que está relacionada com a conformidade da tensão em regime permanente e ausência de perturbações em sua forma de onda. A segunda refere-se à qualidade do Serviço, que se relaciona com a continuidade do serviço prestado a seus consumidores e o terceiro quesito: a qualidade do atendimento ao consumidor. Este trabalho trata-se do segundo quesito citado acima. A qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras de energia elétrica brasileiras é quantificada através de indicadores coletivos e individuais. Atualmente, não se verifica a existência de nenhuma classificação dessas distribuidoras em relação ao desempenho da qualidade do serviço, considerando-se a análise conjunta dos indicadores existentes. Dessa forma, a proposta principal desse trabalho é desenvolver uma metodologia para classificação do desempenho das distribuidoras brasileiras em relação à qualidade do serviço, assim como elaborar um ranking de desempenho das distribuidoras brasileiras em relação ao assunto levando-se em conta os indicadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoSistemaAnálise.pdf8.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons