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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de um sistema de análise da qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): Development of a quality analysis system of the service provided by electricity distribution dealers
Autor(es): Carrara, Yasmin Martins
Primeiro orientador: Macedo Junior, José Rubens
Primeiro membro da banca: Gondim, Isaque
Segundo membro da banca: Cunha, Márcio José da
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de curso tem como objetivo levantar indicadores acerca da qualidade do serviço de Energia Elétrica das Distribuidoras de Energia Elétricas Brasileiras e propor uma forma sistemática de organizar esses dados, os transformando em informações úteis. Segundo o módulo 8 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional) A qualidade que o consumidor percebe proveniente de uma concessionária ou permissionária de serviço público é avaliada em três quesitos, o primeiro é a qualidade do produto que no caso é a energia elétrica, que está relacionada com a conformidade da tensão em regime permanente e ausência de perturbações em sua forma de onda. A segunda refere-se à qualidade do Serviço, que se relaciona com a continuidade do serviço prestado a seus consumidores e o terceiro quesito: a qualidade do atendimento ao consumidor. Este trabalho trata-se do segundo quesito citado acima. A qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras de energia elétrica brasileiras é quantificada através de indicadores coletivos e individuais. Atualmente, não se verifica a existência de nenhuma classificação dessas distribuidoras em relação ao desempenho da qualidade do serviço, considerando-se a análise conjunta dos indicadores existentes. Dessa forma, a proposta principal desse trabalho é desenvolver uma metodologia para classificação do desempenho das distribuidoras brasileiras em relação à qualidade do serviço, assim como elaborar um ranking de desempenho das distribuidoras brasileiras em relação ao assunto levando-se em conta os indicadores.
Abstract: The present work of Conclusion of course has as objective to raise indicators about the quality of the service of Electric Energy of the Brazilian Electricity Distributors and to propose a systematic way to organize this data, turning them into useful information. According to the PRODIST module 8 (Procedures for Distribution of Electric Energy in the National Electric System) The quality that the consumer perceives coming from a utility or public utility licensee is evaluated in three requirements, the first is the quality of the product that in this case is the electrical energy, which is related to the voltage compliance in steady state and absence of disturbances in its wave form. The second refers to the quality of the Service, which is related to the continuity of the service provided to its consumers and the third question: the quality of customer service. This work deals with the second question mentioned above. The quality of service provided by Brazilian electricity distributors is quantified through collective and individual indicators. Currently, there is no existence of any classification of these distributors in relation to the quality of service performance, considering the joint analysis of the existing indicators. Thus, the main proposal of this work is to develop a methodology to classify the performance of the Brazilian distributors in relation to the quality of the service, as well as to elaborate a ranking of performance of the Brazilian distributors in relation to the subject taking into account the indicators.
Notas: A proposta deste trabalho de conclusão de curso é o levantamento do histórico de DEC, FEC, TMAE, DIC, FIC, DMIC, DCRI de todas as distribuidoras de energia elétrica brasileiras. O levantamento do histórico de compensações pagas em decorrência da violação dos indicadores de qualidade do serviço individuais para cada uma das distribuidoras de energia elétrica Brasileiras. Esse levantamento de dados é o início para a criação de um sistema da análise da qualidade dos serviços prestados. Também pode-se falar da proposição de uma metodologia de classificação das distribuidoras considerando-se o desempenho verificado em relação aos indicadores coletivos e individuais, simultaneamente e a elaboração do ranking de desempenho da qualidade do serviço das distribuidoras de energia elétrica brasileiras.
Palavras-chave: Qualidade do serviço
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Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARRARA, Yasmin Martins. Desenvolvimento de um sistema de análise da qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28100
Data de defesa: 2-Jul-2018
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