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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1434-1087
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepções de um intérprete educacional sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva
Autor(es): Silva, Kássia Cristina Pereira
Primeiro orientador: Almeida, Ariádine Cristine de
Resumo: Socialmente, sabemos que há projetos em todo o mundo que tentam, de maneira ineficiente muitas das vezes, trabalhar em conjunto para promover a igualdade social, econômica e pessoal de pessoas com deficiência. Apesar do constante investimento do governo e da sociedade em geral, sabemos que inserção de pessoas com necessidades especiais tem sido um trabalho contínuo e árduo ainda nos dias de hoje, principalmente considerando-se o contexto escolar. Nesse estudo, objetivou-se identificar as interações entre estudantes com deficiência auditiva, professores regulares e intérprete educacional durante algumas aulas, bem como as estratégias utilizadas pelo intérprete a fim de minimizar o distanciamento entre os estudantes e o processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. Para isso, acompanhamentos de aulas foram realizados de modo a compreender melhor tais interações, com foco central na relação entre o intérprete educacional e os estudantes surdos. Além disso, um questionário foi entregue ao intérprete com o objetivo de identificarmos seu posicionamento quanto a inclusão desses estudantes no real contexto da escola. De maneira geral, poucos foram os momentos de interação entre os professores regulares e os estudantes com deficiência auditiva, principalmente àqueles das exatas, evidenciando a necessidade de um trabalho conjunto entre estes e o intérprete educacional, ou até mesmo de possibilidades para sua capacitação e formação continuada centrada na Educação Especial. Por outro lado, as interações entre o intérprete e os estudantes superaram o contexto escolar. Além de buscar alternativas para aproximar os conteúdos ministrados e o entendimento dos mesmos, principalmente em avaliações, relações de amizade e de respeito eram nítidas. Assim, os resultados aqui obtidos ressaltam a importância de repensarmos sobre o verdadeiro significado da inclusão em todos os níveis da educação, abrangendo os cursos de formação docente inicial e continuada, a responsabilidade e os incentivos do governo para com a Educação Especial, o apoio da família dos estudantes com qualquer tipo de deficiência, e o acolhimento de toda a sociedade.
Abstract: Socially, we know that there are projects around the world that often, inefficiently, try to work together to promote the social, economic and personal equality of people with disabilities. Despite the constant investment of the government and society in general, we know that the insertion of people with special needs has been a continuous and hard work even today, especially considering the school context. This study aimed to identify the interactions between students with hearing impairment, regular teachers and educational interpreter during some classes, as well as the strategies used by the interpreter in order to minimize the distance between students and the teaching and learning process in high school. For this, class accompaniments were conducted in order to better understand such interactions, with a central focus on the relationship between the educational interpreter and deaf students. In addition, a questionnaire was applied to the interpreter to identify their position regarding the inclusion of these students in the real context of the school. In general, there were few moments of interaction between regular teachers and students with hearing impairment, especially those of the exact ones, highlighting the need for a joint work between them and the educational interpreter, or even possibilities for their qualification and training continued focusing on Special Education. On the other hand, the interactions between the interpreter and the students surpassed the school context. In addition to seeking alternatives to approximate the contents taught and their understanding, especially in evaluations, friendship and respect relationships were clear. Thus, the results obtained here underscore the importance of rethinking the true meaning of inclusion at all levels of education, including initial and continuing teacher training courses, government responsibility and incentives for Special Education, family of students with any kind of disability, and the welcome of the whole society.
Palavras-chave: Avaliação
Estratégias de ensino
Inclusão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Kássia Cristina Pereira. Percepções de um intérprete educacional sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28071
Data de defesa: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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