Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28047
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação ambiental nas empresas: um olhar para a divulgação digital
Autor(es): Lopes, Felipe Aguiar
Primeiro orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva
Segundo membro da banca: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
Resumo: A partir do conhecimento histórico é razoável afirmar que a sociedade moldou a revolução industrial e por ela foi moldada. Ainda hoje falamos em sociedade industrial. Ficou claro o não saber da finitude dos recursos naturais e dos efeitos negativos da exploração sem controle. Para diminuir os efeitos da exploração ambiental e apontar novos caminhos, a Educação Ambiental pode dar sua contribuição e, com elas todos devem se envolver, inclusive as empresas. De fato, há previsão na legislação vigente para que as empresas promovam a Educação Ambiental, tendo como o melhor meio para divulgação o digital. Nessa pesquisa do tipo documental, nosso objetivo foi analisar empresas, quanto a divulgação de suas ações de Educação Ambiental nos seus respectivos endereços eletrônicos. Apenas 30,6% de nossa amostra divulgaram suas ações de Educação Ambiental, atendendo bem a diversos públicos, exceto aos espaços formais. Em relação às outras empresas, estão perdendo a oportunidade de se promover junto ao público e sobretudo, dificultando a caminhada de todos rumo a uma Sociedade Sustentável.
Abstract: From historical knowledge, it is reasonable to say that society shaped the industrial revolution and was shaped by it. Even today, we talk about industrial society. It was clear not to know about the finitude of natural resources and the negative effects of uncontrolled exploration. In order to diminish the effects of environmental exploration and point out new ways, Environmental Education can make its contribution and with it, everyone must be involved, including companies. In fact, there is prevision in current legislation for companies to promote Environmental Education, having the digital dissemination as the best way for it. In this documentary research, our objective was to analyze companies regarding the disclosure of their Environmental Education actions in their respective email addresses. Only 30.6% of our sample reported their Environmental Education actions, serving a wide range of audiences, except the formal spaces. In relation to other companies, they are missing the opportunity to promote themselves with the public and above all, making it difficult for everyone to walk towards a Sustainable Society.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
Empresas
Companies
Sociedade sustentável
Sustainable society
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOPES, Felipe Aguiar. Educação ambiental nas empresas: um olhar para a divulgação digital. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28047
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoAmbientalEmpresas.pdfTCC497.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.