Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27987
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0925-7326
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Degradação fotocatalítica do corante tionina na região do visível utilizando o nanocompósito TiO2/H2TPP
Autor(es): Krempel, Gabriela Galete
Primeiro orientador: Lima, Renata Galvão de
Primeiro membro da banca: Dinelli, Luís Rogério
Segundo membro da banca: Pradela Filho, Lauro Antonio
Resumo: A decomposição fotocatalítica de compostos orgânicos tem interesse ambiental sendo uma alternativa aos métodos convencionais para a remoção de poluentes orgânicos em efluentes industriais. Neste trabalho descrevemos a preparação do nanocompósito TiO2/H2TPP (H2TPP = tetrafenilporfirina) e a aplicação na degradação fotocatalítica do corante tionina (Th) sob irradiação na região visível por fonte artifical (reator de LED) e solar. O nanocompósito foi preparado atraves do revestimento do semicondutor cristalino TiO2 (óxido de titânio) com porfirina H2TPP. Cerca de 0,012g de H2TPP por 1g de compósito foi adsorvido em superfície de TiO2. A determinação das possíveis espécies reativas de oxigênio (EROs) produzidas pelo TiO2/H2TPP sob irradiação da luz foram realizadas utilizado-se de compostos captadores como DBPF (1,3-defenil-isobenzofurano) para oxigênio singlete (1O2), NBT (nitroazul de tetrazólio) para ânion superóxido (O2●-) e ácido tereftálico para radical hidroxila (OH●). As espécies 1O2, O2●- e OH● foram detectadas após irradiação da suspensão do nanocompósito TiO2/H2TPP usando reator de LED de cor verde (≈530 nm). A degradação fotocatalítica da solução aquosa de Th (20 mg/L) foi acompanhada pela diminuição da banda de absorção em 597 nm em presença do nanocompósito TiO2/H2TPP e exposto a irradiação em 530 nm. Verificou-se a fotodegração de 50% corante em solução, enquanto que em presença somente de TiO2 a taxa de degradação foi de 31% nas mesmas condições experimentais. O fotoproduto da degradação fotocatalítica da Th refere-se a espécie leuco tionina que fora identificada através do perfil de fluorescência na região de 460 nm. Além da irradiação luminosa artifical, os estudos de fotodegração foram conduzidos utilizando-se a luz solar (400 a 700 nm 39%, > 700 nm 53% e UVA/B/C 8%) os resultados indicaram mais de 70 % de degração da Th em presença de TiO2/H2TPP em 30 minutos de irradiação solar. Os estudos até momento sugerem que o nanocompósito TiO2/H2TPP tem potencial aplicação em fotocatálise de corantes comerciais.
Palavras-chave: Fotodegradação
Corante tionina
Nanocompósito TiO2/H2TPP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::QUIMICA BIO-INORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: KREMPEL, Gabriela Galete. Degradação fotocatalítica do corante tionina na região do visível utilizando o nanocompósito TiO2/H2TPP. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27987
Data de defesa: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DegradacaoFotocataliticaCorante.pdf2.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.