Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27984
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Método Monte Carlo aplicado à análise dos níveis de probabilidade do procedimento Data Snooping: estudo de caso para rede GNSS de Monte Carmelo - MG
Author: Bonimani, Maria Luisa Silva
First Advisor: Rofatto, Vinicius Francisco
First coorientator: Matsuoka, Marcelo Tomio
First member of the Committee: Machado, Wagner Carrupt
Second member of the Committee: Klein, Ivandro
Summary: A disponibilidade de microcomputadores de baixo custo e alto desempenho verificado nesse início de século tem impulsionado o uso de simulações computacionais por Monte Carlo na área de Geodésia. No que tange o controle de qualidade em Geodésia, a descrição de medidas de confiabilidade associadas ao procedimento Data Snooping em sua forma iterativa é demasiadamente complexa por meio de métodos analíticos usualmente empregados para as medidas de confiabilidade convencional, tal como o MDB (Menor Erro Detectável). Por isso, métodos computacionais, como Monte Carlo são indispensáveis para tratar sistemas altamente complexos. Aqui, usamos o Método Monte Carlo para investigar a confiabilidade de uma rede geodésica. O elemento chave do Método Monte Carlo (MMC) é o gerador de números aleatórios. Até o momento, grande parte dos trabalhos têm sido conduzidos para redes de nivelamento e dados simulados. Neste sentindo, o objetivo deste trabalho é descrever os níveis de probabilidades do Data Snooping Iterativo para uma rede GNSS (Global Navigation Satellite System) com dados reais. A rede possui uma máxima correlação entre os resíduos de 61,367%, com redundância local entre 0,4835 e 0,7901. As probabilidades foram descritas para três níveis de significância (α): α =0,001, α=0,01 e α=0,1. Os resultados mostram que a rede apresenta baixa probabilidade de erro tipo III, consequentemente o MIB (Menor erro Identificável) foi muito próximo do valor do MDB.
Keywords: Data Snooping
Confiabilidade
Monte Carlo
Redes geodésicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BONIMANI, Maria Luisa Silva. Método Monte Carlo aplicado à análise dos níveis de probabilidade do procedimento Data Snooping: estudo de caso para rede GNSS de Monte Carmelo - MG. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica)- Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27984
Date of defense: 5-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MétodoMonteCarlo.pdf6.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.