Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27939
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atravessamentos subjetivos na posição sujeito-professor em um instituto de idiomas
Título(s) alternativo(s): Subjective borders in a subjetct-teacher position in a language institute
Autor(es): Walmiro, Mariá Prado
Primeiro orientador: Tavares, Carla Nunes Vieira
Primeiro membro da banca: Franceschini, Bruno
Segundo membro da banca: Santana, Juliana de Castro
Resumo: Esta dissertação de mestrado objetiva discutir os efeitos da interpelação ideológica do discurso metodológico de um instituto de idiomas sobre uma professora e problematizar em que medida a subjetividade incide no ritual da interpelação, configurando, assim, indícios de resistência que deixariam flagrar o atravessamento da subjetividade da professora na ocupação da posição sujeito-professor de língua inglesa. Proponho-me, portanto, a analisar os dizeres de uma professora de inglês, a fim de problematizar os pontos de resistência ao ritual de sala de aula, no qual o discurso do “método” a interpela. A grande indagação que motivou esta pesquisa é questionar como a subjetividade da professora se deixa flagrar na injunção interpeladora do discurso metodológico em um instituto de idiomas e, consequentemente, no ritual de sala de aula. Motivada por essa indagação parto do pressuposto que aquilo que constitui um professor subjetivamente ecoa mais forte do que qualquer força injuntiva que um discurso metodológico e uma instituição possam exercer sobre o sujeito. Hipotetizo que apesar da força de interpelação do “método” sobre a professora, as suas representações de língua, ensino-aprendizagem de língua e competência oral-enunciativa derivam da maneira como ela se coloca na posição sujeito-professor, e consequentemente, indicam as rupturas nessa interpelação que o discurso do “método” exerce sobre ela enquanto sujeito-professor. O objeto de análise desta dissertação é, portanto, a transcrição do dizer da professora participante da pesquisa na articulação com os pressupostos teóricos na qual me inscrevo . Os objetivos específicos são: a) levantar e analisar as representações de língua estrangeira, ensino-aprendizagem de línguas e competência oral-enunciativa presentes no dizer da participante, relacionando-as e/ou contrapondo-as às bases teóricas que compõem o “método” do instituto de idiomas; e b) problematizar o atravessamento da constituição subjetiva da professora na interpelação que ela sofre enquanto sujeito-professor de uma dada metodologia. Para desenvolver esse trabalho, propus um estudo de caso com o objetivo de discutir as perguntas que envolvem esse trabalho. Os instrumentos de pesquisa foram: a) um questionário informativo com o objetivo de conhecer um pouco mais do perfil da participante e também sua trajetória com o ensino-aprendizagem de língua inglesa; b) transcrição de entrevistas orais que seguiram um modelo semi-estruturado de perguntas, visando propiciar uma instância de fala para a participante da pesquisa no que diz respeito à sua inscrição discursiva no discurso metodológico do instituto, sua relação com a língua estrangeira e sua(s) representação(ões) de língua, ensino-aprendizagem de língua e de competência oral-enunciativa. As análises empreendidas apontam que subjetividade atravessa a força injuntiva do discurso metodológico na qual a professora sofre interpelação e apontam indícios para a confirmação da hipótese dessa pesquisa.
Abstract: This thesis aims at discussing the effects of the ideological interpellation of a language institute methodological discourse over a teacher and to problematize, in what extent, the subjectivity concerns the interpellation ritual by setting some resistance evidences related to the teacher’s subjectivity in her subject-teacher position of an English teacher. My proposal, therefore, is to analyze the sayings of an English teacher, in order to discuss the points of resistance in the classroom ritual, in which the “method” discourse heckles a teacher. The great question that motivated me to perform this research is to understand how the teacher’s subjectivity can represent loopholes in this injunction of the methodological discourse in a language institute and, consequently, in the classroom ritual. Motivated by this question, I assume that what constitutes a teacher subjectively echo stronger than any injunction of an institute and a methodological discourse are able to wield on the subject. My hypothesis is, despite the “method” interpellation strength over the teacher, her representations of language, language teaching-learning and oral-enunciative competence is related to the way she puts herself in the subject-teacher position and, as a consequence, shows disruptions in this interpellation that the “method” discourse wield on her as a subject-teacher. The object of analysis of this thesis is the participant teacher’s transcription saying in articulation with the theoretical which I am based on. The specific objectives of this study are: a) raising and analyzing the representations of language, language teaching-learning and oral-enunciative competence in the teacher’s saying relating or contrasting them to the theoretical basis that the institute “method” consists; and b) problematizing the crossing of the teacher’s subjective constitution in the interpellation that she undergoes as subject-teacher of a certain methodology. In order to develop this research, I have proposed a case study aimed at discussing the questions that involve this thesis. The research instruments were: a) an informative questionnaire to understand a little more about the teacher’s profile and also his trajectory with the English language teaching-learning process; and b) transcription of oral interviews that followed a semi-structured model of questions, which provides a speech instance for the research participant about her discourse inscription in the institute methodological discourse, her relation with the foreign language, her representation (s) of language, language teaching-learning and oral-enunciative competence. The analysis show that the subjectivity is able to cross the methodological discourse injunctive strength which the teacher suffers interpellation points to confirm the hypothesis of this research.
Palavras-chave: Subjetividade
Subjectivity
Discurso
Discourse
Ensino
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: WALMIRO, Mariá Prado. Atravessamentos subjetivos na posição sujeito-professor em um instituto de idiomas. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2220.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2220
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27939
Data de defesa: 22-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtravessamentosSubjetivosPosição.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons