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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27892
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7072-2709 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2021-12-13 |
Título: | Distância inicial de voo de aves em ecossistema litorâneo do estado de São Paulo |
Autor: | Moraes, Júlia Almeida |
Primer orientador: | Melo, Celine de |
Primer coorientador: | Cestari, César |
Primer miembro de la banca: | Marçal Junior, Oswaldo |
Segundo miembro de la banca: | Paniago, Luis Pedro Mendes |
Resumen: | A distância inicial de voo (Flight Initial Distance - FID) em aves é um fator determinante para o sucesso do indivíduo que possui como desafio equilibrar os custos do voo com as vantagens em permanecer em determinado local. O voo antecipado pode reduzir a eficiência do forrageamento, enquanto o voo tardio pode levar à predação. No verão, o fluxo de pessoas nos ecossistemas de praia aumenta consideravelmente, sendo estes utilizados de modo indiscriminado para atividades recreativas. A presença e permanência de pessoas nas praias podem influenciar no FID e comprometer o bem-estar animal. Neste sentido, o presente estudo buscou avaliar se há influência da massa corporal das aves e também se a quantidade de pessoas próximas aos indivíduos provoca alterações no comportamento de fuga dos indivíduos solitários e em bandos. Para verificar a existência de tais correlações foram mensurados o FID de 145 aves ao longo do litoral sul de São Paulo, por meio da aproximação experimental do observador-perturbador, o qual calibrou sua passada com o auxilio de uma fita métrica. O FID é à distância do ponto em que a ave voou ao ponto em que o observador-perturbador se encontrava neste momento, deste modo tal medida expressa em metros a tolerância da ave em relação à presença humana. A distância inicial de voo de aves solitárias sofre influência de suas biomassas, em que se observa a diminuição do FID para aves solitárias de menor porte, enquanto que aves de maior porte expressaram um maior FID, provavelmente por ser mais vantajoso para aves maiores garantirem a fuga antes de uma maior aproximação do potencial predador, pois exibem um maior gasto energético desprendido para o voo. Para as aves encontradas em bandos a relação massa corpórea das aves e FID não foi significativa, possivelmente, pois existe um equilíbrio de alocação de energia neste trade-off em que a disponibilidade de recursos alimentares juntamente com os benefícios de proteção do bando, tornam-se mais compensatórios do que custo de um voo antecipado. Considerando o FID correlacionado ao número de pessoas presentes na unidade amostral, pode se observar uma relação inversamente proporcional, tanto para indivíduos solitários quanto em bandos, os quais apresentam uma diminuição da distância inicial de voo à medida que o número de pessoas aumenta. A partir da avaliação do FID pode-se inferir que possivelmente que o comportamento de fuga destas aves solitárias ou pertencentes a bandos que possuem um constante contato com seres humanos, podem se habituar a sua presença, deixando de interpretá-los como potenciais predadores. |
Palabras clave: | Aves FID Massa corpórea Aproximação humana |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::COMPORTAMENTO ANIMAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MORAES, Júlia Almeida. Distância inicial de voo de aves em ecossistema litorâneo do estado de São Paulo. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27892 |
Fecha de defensa: | 13-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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