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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27891
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6178-9349 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Tendências de Educação Ambiental presentes na trajetória de vida: um estudo autoetnográfico |
Autor(es): | Cury, Natália Almeida |
Primeiro orientador: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
Segundo membro da banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Resumo: | Existem diferentes visões sobre meio ambiente e Educação Ambiental (EA), conceitos que passaram a ter diversas interpretações conforme o contexto político, histórico, cultural, econômico, educacional e social, permitindo a identificação de inúmeras correntes ou tendências de EA. O objetivo deste estudo foi descrever e refletir o processo formativo e de autoconhecimento vivenciado pela autora em experiências inseridas no contexto da EA e identificar tendências de EA marcantes em cada etapa, a fim de compreender como elas contribuíram na construção do olhar sobre meio ambiente e EA. A metodologia utilizada foi a autoetnográfica e, além da escrita de um memorial, foram expostas fotografias, mapas e documentos autorais, como poesias, desenhos e músicas. Foram escolhidas cinco experiências: a graduação em Engenharia Ambiental, iniciada em 2007 e concluída em 2012, um trabalho voluntário em um Parque Estadual, realizado em janeiro de 2013, uma vivência permacultural realizada em março de 2013, um retiro espiritual realizado em outubro de 2013 e a escrita de músicas e poesias em 2018 e 2019. A partir da análise crítica de tais experiências, foram identificadas as tendências conservadora, pragmática e crítica. O estudo permitiu a compreensão das diferentes tendências de EA, seus aspectos políticos e complexidades, demonstrando a importância de educadores ambientais estarem constantemente abertos a se desconstruírem e reconstruírem a partir de uma visão multidisciplinar, autocrítica e crítica da realidade. As tendências marcantes de EA identificadas permitiram compreender como elas contribuíram na construção do olhar da autora sobre meio ambiente e EA ao longo de seu processo formativo, o qual é constante. A relevância deste trabalho foi, além de permitir uma compreensão ampla do que realmente é EA, perceber que muitas abordagens geralmente focam mais em questões naturais e técnicas, porém é importante abordar também questões socioculturais. |
Palavras-chave: | Tendências de Educação Ambiental Correntes de Educação Ambiental Autoetnografia Autobiografia Autoethnography Autobiography Trends of Environmental Education Tendencies of Environmental Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CURY, Natália Almeida. Tendências de Educação Ambiental presentes na trajetória de vida: um estudo autoetnográfico. 2019. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27891 |
Data de defesa: | 6-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TendênciasEducaçãoAmbiental.pdf | TCC | 7.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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