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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6178-9349
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tendências de Educação Ambiental presentes na trajetória de vida: um estudo autoetnográfico
Autor(es): Cury, Natália Almeida
Primeiro orientador: Almeida, Ariádine Cristine de
Primeiro membro da banca: Pereira, Francielle Amâncio
Segundo membro da banca: Tavares Júnior, Melchior José
Resumo: Existem diferentes visões sobre meio ambiente e Educação Ambiental (EA), conceitos que passaram a ter diversas interpretações conforme o contexto político, histórico, cultural, econômico, educacional e social, permitindo a identificação de inúmeras correntes ou tendências de EA. O objetivo deste estudo foi descrever e refletir o processo formativo e de autoconhecimento vivenciado pela autora em experiências inseridas no contexto da EA e identificar tendências de EA marcantes em cada etapa, a fim de compreender como elas contribuíram na construção do olhar sobre meio ambiente e EA. A metodologia utilizada foi a autoetnográfica e, além da escrita de um memorial, foram expostas fotografias, mapas e documentos autorais, como poesias, desenhos e músicas. Foram escolhidas cinco experiências: a graduação em Engenharia Ambiental, iniciada em 2007 e concluída em 2012, um trabalho voluntário em um Parque Estadual, realizado em janeiro de 2013, uma vivência permacultural realizada em março de 2013, um retiro espiritual realizado em outubro de 2013 e a escrita de músicas e poesias em 2018 e 2019. A partir da análise crítica de tais experiências, foram identificadas as tendências conservadora, pragmática e crítica. O estudo permitiu a compreensão das diferentes tendências de EA, seus aspectos políticos e complexidades, demonstrando a importância de educadores ambientais estarem constantemente abertos a se desconstruírem e reconstruírem a partir de uma visão multidisciplinar, autocrítica e crítica da realidade. As tendências marcantes de EA identificadas permitiram compreender como elas contribuíram na construção do olhar da autora sobre meio ambiente e EA ao longo de seu processo formativo, o qual é constante. A relevância deste trabalho foi, além de permitir uma compreensão ampla do que realmente é EA, perceber que muitas abordagens geralmente focam mais em questões naturais e técnicas, porém é importante abordar também questões socioculturais.
Palavras-chave: Tendências de Educação Ambiental
Correntes de Educação Ambiental
Autoetnografia
Autobiografia
Autoethnography
Autobiography
Trends of Environmental Education
Tendencies of Environmental Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CURY, Natália Almeida. Tendências de Educação Ambiental presentes na trajetória de vida: um estudo autoetnográfico. 2019. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27891
Data de defesa: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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