Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCury, Natália Almeida-
dc.date.accessioned2019-12-19T22:54:43Z-
dc.date.available2019-12-19T22:54:43Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationCURY, Natália Almeida. Tendências de Educação Ambiental presentes na trajetória de vida: um estudo autoetnográfico. 2019. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTendências de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectCorrentes de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectAutoethnographypt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectTrends of Environmental Educationpt_BR
dc.subjectTendencies of Environmental Educationpt_BR
dc.titleTendências de Educação Ambiental presentes na trajetória de vida: um estudo autoetnográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257267P1&tokenCaptchar=03AOLTBLQotRpf-b74BVUu84_zQ3RozOhsfsRwWhdQNdtaYDQOyZhg1UftEdKK0LBE7prlrQrnML_Nn1ces3n9VvAP9ZxCEqDaehGXQvDC8fISm3m_2UkTmm8thp58kAoRgWjpovgv9zygZKymZHGNOlDcihgwBoPj9v1X7m-cILvgpJNB6boFjmkzQRpiZ3HEG8_vpVc1L3oPmyOgKTYvuTg-Fozx7KeYNsdN0pIk6RaBt-m22SCNoR7N6oRIikbS6A0iff_Amk8bzw_ywmqKzwPKN8xc1wEvyOjn6WPKv-AVto4OiVAdhRV_U2RSorAgA8kLY8YEuYcxD07cjUFzguFs0wvXKyaAnF3la4dmaGQipjzNWuZ0ilc3OOtAwkI5BJGuaz9taFahjg7qUYH0jUSPhwPUb2g8bQOSdnXKELZCwinqDJz7iw9OFC8Kb9AXBPrG2TYvnsikXYSvoBTBOvSrUG0hN7NAIvfHqi3uBZOvuF9jJUqmsqgDkxXlbsiVYLvAKyVlDk2nmq5c9kn68t9ArGlbjlax_Qpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705058A4&tokenCaptchar=03AOLTBLTs7NXgP9-CqgeXaUfp2l2Re009JC2seGsH14mKEsbdBgX--n-yPdvlBCIwhS2qH8xx1s9TKGUeVr3m7qK_9_-ZrY-nmmyTbur--4Pvw4exT8k2mxbpSpwUjApuizmvcUdRPr0-LIFNwc5BKIhAJ3pg4ZAW2U17sKSyPIxxDAphuxXDwckwFV8DUxtaxPNW8-t_i7aURxfe1FjHo_PicGhLjP5umQJZbLmPUaZjr0nNpiy4ULg5wjymeLGOXWTuD55_paW4r1OEXdmxY2mbP6aY3PnRtdB8SY-j9WtL21GyPcEUo7DMENtxj9Uwt8lHhMYIJbrRBvHjHHTZ2hvxnyO-tis3KeUWqtlDdvVG57ymRVj7pxONiYpTN118zmLlA97vkkHscmof1x_0q0e98Ib825BCcz68QWEm1DE9UnbPENxc2G9tywUzZM_NbKkZ0W4AL_uOBAfswPZ3SaHNBRf9rJV6zFr5q9XZl3hYROS1r4MVnbmCrUKZw1rTKlSTnpCpm2qQfGZyfcOGk4SS_w2Vaittawpt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737787T5&tokenCaptchar=03AOLTBLTzQKC5FQ7Bu_IiqEPamiTOJeG7lHY3yJKyNC4Fs977W-w-mqB7ml9AAekVWZC77EF0w_jec9DdhI8-mDE0BZMQHG_JU0COawRazQAuaGaYAbWZh1Pbh_qpNmHeLZ0Nw36nvw1InVi-oEli5G7dp1j9fYOBB-IYHH9RarVBQ0KhwqVGF83Snsd0itllQdYbudgY3h3m2-_h2f6kFpq0kdR93OUt101ukspefW7GxMovvOSJy4K6KUuUyn8c9Jf_dQHiWZd44cDpJVCbzvPBvRia_u7IDozPshjiR1tk7dIBXO3NNkDMDTTAqrAfYmP7KpT1AKLhbYPSX8XQ4bjMSpqKhSnPwuwMzFtwnu7gC2NPeik27YWVPn3_OF_sCs2hJM6Tr7I0GhOSSpfBBlsD5K0kqdVZdJjUVkjQDkrMWdhAsx1r1KQvmUu6qUkPtsSYBthu48XZZS5JJ4tA7PRJqU3TYDHUdT2iPO1CnHYMTRJW7tTY3Fw_pnE7rdbHuB_bpndGNRVX8tAO4BVaIAk_tNMRZAutBQpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8700668P1&tokenCaptchar=03AOLTBLS0YoI28mrJcOvusox2y4v-8ZNEYWTpNsmcqyuqrgymVGEoLlsHqeNCmUTKGkeFJE6cDv6qQb-Bj5Zjd5xuCNijgfBcFDkzDwD1DcX4YoPDjmwC2PLYf9TvJzDv6-4-zbmzm_1A6BgWcyqjLa2e_cFOgzjAtp35wZD5CZI_q3htijTxMP9QTjiyMb6lnE-S_PtybzqzO2KlRzIRe59Qd38w-ezKAUaZVt1QMGwTwFNvEF_PpXDDShcIIa18Z3p1BTz4Ku4gAPwVoctuMpyYsbviuNG8mtCL8qyBRu6M3QBpZinXHOfAi165lTp3joAv8BFfp3ewLWLeUcFL4DAK5qrnksztFDh3VvhNxcqsreDqrxWHknneN7RUBXH23M7q0Ip6mVqIn5MhAZY8rgQ9UkQC-dzWNvjsbSLS3k7K5K23-mPAezk0YNwJnPEIT12Yhtzfe2upT42Wiy0p2w9EiAi7jA1dNHLveaq1T9AdYLr8Jkek_PTuHOrZH3xmT9X8GhlwTTkFrJyODinFuWNQ6QTIy43w5Qpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoExistem diferentes visões sobre meio ambiente e Educação Ambiental (EA), conceitos que passaram a ter diversas interpretações conforme o contexto político, histórico, cultural, econômico, educacional e social, permitindo a identificação de inúmeras correntes ou tendências de EA. O objetivo deste estudo foi descrever e refletir o processo formativo e de autoconhecimento vivenciado pela autora em experiências inseridas no contexto da EA e identificar tendências de EA marcantes em cada etapa, a fim de compreender como elas contribuíram na construção do olhar sobre meio ambiente e EA. A metodologia utilizada foi a autoetnográfica e, além da escrita de um memorial, foram expostas fotografias, mapas e documentos autorais, como poesias, desenhos e músicas. Foram escolhidas cinco experiências: a graduação em Engenharia Ambiental, iniciada em 2007 e concluída em 2012, um trabalho voluntário em um Parque Estadual, realizado em janeiro de 2013, uma vivência permacultural realizada em março de 2013, um retiro espiritual realizado em outubro de 2013 e a escrita de músicas e poesias em 2018 e 2019. A partir da análise crítica de tais experiências, foram identificadas as tendências conservadora, pragmática e crítica. O estudo permitiu a compreensão das diferentes tendências de EA, seus aspectos políticos e complexidades, demonstrando a importância de educadores ambientais estarem constantemente abertos a se desconstruírem e reconstruírem a partir de uma visão multidisciplinar, autocrítica e crítica da realidade. As tendências marcantes de EA identificadas permitiram compreender como elas contribuíram na construção do olhar da autora sobre meio ambiente e EA ao longo de seu processo formativo, o qual é constante. A relevância deste trabalho foi, além de permitir uma compreensão ampla do que realmente é EA, perceber que muitas abordagens geralmente focam mais em questões naturais e técnicas, porém é importante abordar também questões socioculturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration156pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpt_BR
dc.orcid.putcode66329252-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TendênciasEducaçãoAmbiental.pdfTCC7.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.