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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3701-3695
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-12-18
Título: Trabalho e Educação: um estudo sobre o adoecimento dos docentes contratados na Educação Básica Municipal em Uberlândia-MG: 2010-2018
Título (s) alternativo (s): Trabalho e Educação: um estudo sobre o adoecimento dos docentes contratados na Educação Básica Municipal em Uberlândia-MG: 2010-2018
Autor: Andrade, Jacqueline de
Primer orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primer miembro de la banca: França, Robson Luiz
Segundo miembro de la banca: Fagiani, Cilson César
Resumen: O presente trabalho consiste na concretização de uma pesquisa de Mestrado pertencente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa intitulada “Trabalho, Sociedade e Educação”. Trata-se de um estudo que insere-se no âmbito das investigações sobre as relações entre trabalho, educação e adoecimento, particularmente o adoecimento dos professores e professoras contratados da Educação básica da rede Municipal da cidade Uberlândia, no período de 2010 a 2018. O estudo baseou-se no método do materialismo histórico dialético, realizando uma revisão bibliográfica sobre a temática a ser abordada, contando com análise de dissertações, artigos e textos de autores clássicos e atuais, além de análise documental sobre as Leis Federal (Constituição e LDB) e Municipal de Uberlândia (Lei nº 9626, de 22 de outubro de 2007 e Lei nº 11.967, de 29 de setembro de 2014) e dos indicadores do INEP, IBGE e dos registros médicos fornecidos pelo Núcleo de Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A hipótese do trabalho é de que devido a todas as mudanças às quais o professor é submetido, incluindo-se as pressões diárias para que exerça seu trabalho, e atenda aos propósitos de eficiência da acumulação capitalista, sob condições precárias de trabalho, em particular o trabalho do/a professor/a contratado, o adoecimento desses profissionais é visivelmente sentido nas instituições escolares. Essa pesquisa se justifica por afimar, que para a criação de políticas públicas eficientes, que procurem resolver os problemas apresentados no mundo do trabalho, são necessários estudos que apresentem os dados reais, analisados de forma sistemática e coerente. Foi desenvolvida no sentido de colaborar com pesquisas futuras e análises que sejam possíveis para propor melhorias aos trabalhadores da educação.
Abstract: The present work consists in the accomplishment of a Masters research belonging to the Stricto Sensu Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia, in the research line entitled “Work, Society and Education”. This is a study that is part of investigations on relations between work, education and illness, particularly the illness of teachers and hired teachers of basic education of the municipal network of the city of Uberlândia, from 2010 to 2018. This study was based on the dialectical historical materialism method, performing a literature review on the approached theme, with the analysis of dissertations, articles and texts of classic and current authors, as well as documentary analysis on the Federal Laws (Constitution and LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) and Municipal laws of Uberlândia (Law No. 9626 of October 22, 2007 and Law No. 11,967 of September 29, 2014) and INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - and IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - indicators and medical records provided by the Occupational Medicine Center of the Uberlândia City Hall. The hypothesis of the work is that with all changes to which the teacher is subjected, including daily pressures to perform his work, and meet the purposes of efficiency of capitalist accumulation under precarious working conditions, in particular the work of the hired teacher, the illness of these professionals is visibly felt in the school institutions. This research is justified by stating that for the creation of efficient public policies that seek to solve the problems presented in the world of work, studies that present the real data, systematically and coherently analyzed, are required. It was developed to collaborate with future research and analysis that is possible to propose improvements to education workers.
Palabras clave: Trabalho docente
Adoecimento
Educação
Teaching work
Sickness
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: ANDRADE, Jacqueline de. Trabalho e Educação: um estudo sobre o adoecimento dos docentes contratados na Educação Básica Municipal em Uberlândia-MG: 2010-2018. 2019.117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2564.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2564
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27837
Fecha de defensa: 18-dic-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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