Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27830
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A Educação Ambiental entre assentados do distrito de Miraporanga, Uberlândia/MG: percepções quanto à exploração e conservação dos recursos hídricos
Author: Conceição, Deine Queiroz da
First Advisor: Pereira, Francielle Amâncio
First member of the Committee: Júnior, Melchior José Tavares
Second member of the Committee: Moreira, Vanessa Stefani Sul
Summary: A falta de assistência e acompanhamento por parte dos agentes públicos aos assentamentos rurais, em especial no que diz respeito à organização ambiental, tem contribuído para o crescimento de formas de utilização do espaço que nem sempre se constituem em modelos de conservação e uso sustentável dos recursos. A presente pesquisa foi realizada no Assentamento Celso Lúcio Moreira da Silva, na Fazenda A Carinhosa, distrito de Miraporanga - Uberlândia-MG, e teve o objetivo de compreender as percepções e ações dos participantes referentes à exploração dos recursos hídricos do assentamento, estimulando o uso sustentável da água. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão bibliográfica, na observação participante e na entrevista aos proprietários. Inicialmente buscou-se caracterizar o cenário de estudo. O assentamento localiza-se a 26 km do centro de Uberlândia e possui uma área total de aproximadamente 1168 hectares, distribuídos entre 60 famílias. Organizados em coorperativa (Coopesafra), dedicam-se principalmente à agricultura familiar agroecológica e pecuária. A região é rica em recursos hídricos explorados por meio de cisternas/poços, ou mesmo diretamente das nascentes e cursos d’água. O saneamento é realizado por meio de fossas sépticas, sendo que o terreno da região é levemente acidentado, o que pode ocasionar contaminação da água. Com a proposta, foi possível conhecer as formas de exploração hídrica e as concepções da comunidade sobre o tema, e também foi elaborada uma ação extensionista a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas.
Abstract: The lack of assistance and monitoring by public agents to rural settlements, especially regarding environmental organization, has contributed to the growth of ways of using space that do not always constitute models of conservation and sustainable use of resources. This research was carried out at the Celso Lúcio Moreira da Silva Settlement, at “A Carinhosa” farm, Miraporanga District - Uberlandia-MG, and aimed to understand the participants' perceptions and actions regarding the exploitation of the settlement's water resources, stimulating the use sustainable water. This was a qualitative research, based on the literature review, participant observation and interview with the owners. Initially we sought to characterize the study scenario. The settlement is located 26 km from the center of Uberlandia city and has a total area of approximately 1168 hectares, distributed among 60 families. Organized in cooperative (Coopesafra), they are mainly engaged in agroecological family farming and livestock. The region is rich in water resources exploited through cisterns / wells, or even directly from springs and watercourses. Sanitation is carried out through septic pits, but the terrain of the region is slightly rugged, which can cause water contamination. With the proposal, was possible to know the ways water exploration and the conceptions of the community on the topic, and an extension action was elaborated in order to contribute to the improvement of the quality of life of the settled families.
Keywords: Educação Ambiental
Sustentabilidade
Recursos hidricos
Environmental Education
Sustainability
Water resources
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CONCEIÇÃO, Deine Queiroz da. A Educação Ambiental entre assentados do distrito de Miraporanga, Uberlândia/MG: percepções quanto à exploração e conservação dos recursos hídricos . 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27830
Date of defense: 2-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalAssentados.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.