Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27800
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0255-0669
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A alfabetização científica de estudantes do Ensino Fundamental engendrada pela participação na Feira Ciência Viva
Título(s) alternativo(s): The scientific literacy of elementary school students engendered by participation in the Ciencia Viva Fair
Autor(es): Cunha Junior, Ezequias Cardozo da
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Carmo de
Primeiro membro da banca: Marques, Deividi Marcio
Segundo membro da banca: Gonzaga, Henrique Thomaz
Resumo: Durante a formação docente em Ciências Biológicas adentrei na realidade escolar, onde inquietei-me em desvendar os aspectos da alfabetização científica propiciada aos estudantes pelas instituições e dispositivos de ensino, que desempenham papéis fundamentais para a desmistificação e promoção da ciência na contemporaneidade. Por isso, direcionei esta investigação às feições da alfabetização científica de estudantes do Ensino Fundamental que participaram da 24ª edição da Feira Ciência Viva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizada em 2019. Para tanto, por meio de um formulário, durante o evento, assisti à apresentação de 23 grupos de estudantes, a fim de verificar expressões de termos, conceitos e conhecimentos científicos fundamentais a cada temática apresentada em seus discursos. As apresentações da maioria dos estudantes mostraram o domínio do tema proposto, porém, suas concepções sobre a ciência revelaram visões inadequadas. Além disso, a análise dos dados a respeito de fatores éticos e políticos que circundam a ciência elucidou uma lacuna, na maioria dos grupos, em sua formação relativa ao desenvolvimento desses conhecimentos, contraposta à uma minoria que compreende sobre plágio, autoria e integridade da pesquisa. O questionamento referente a relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) identificou que predomina percepções significativas de CTSA entre os estudantes, no entanto, somente a metade da amostra expressou relações entre todas estas dimensões. Apesar das inúmeras contribuições à alfabetização científica desses estudantes por meio da participação no evento, proporcionada pelo desenvolvimento e apresentação de seus trabalhos, sua alfabetização científica demonstrou-se como um objeto de estudo que reivindica outros olhares e reflexões científicas. São necessários, portanto, novos esforços para impulsionar estas temáticas que atravessam a ciência e a prática científica na alfabetização científica dos estudantes.
Abstract: During the teaching formation in Biological Sciences, I entered the school reality, where I was concerned to unveil the aspects of scientific literacy provided to students by educational institutions and devices, which play fundamental roles for the demystification and promotion of science in contemporary times. Therefore, I directed this research to the features of scientific literacy of elementary students who participated in the 24th edition of the Fair Science Viva of the Federal University of Uberlândia (UFU), held in 2019. Thus, through a form, during the event, I attended the presentation of 23 groups of students, in order to verify in their speeches expressions of terms, concepts and scientific knowledge fundamental to each theme presented. Most students' presentations showed mastery of the proposed theme, but their conceptions of science revealed inadequate views. In addition, the analysis of the data on the ethical and political factors surrounding science has elucidated a gap in formation most groups on the development of this knowledge, as opposed to a minority that understands about plagiarism, authorship, and research integrity. The question regarding the relationship between Science, Technology, Society and Environment (STSE) identified significant perceptions of STSE predominate among students, however, only half of the sample expressed relationships between all these dimensions. Despite the numerous contributions to the scientific literacy of these students through participation in the event, provided by the development and presentation of their work, their scientific literacy proved to be an object of study that claims other scientific views and reflections. Therefore, further efforts are needed to push these themes about science and scientific practice in students' scientific literacy.
Palavras-chave: CTSA
STSE
Ética
Ethic
Formação científica
Scientific training
Natureza da ciência
Nature of science
Política
Politics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CUNHA JUNIOR, Ezequias Cardozo da. A alfabetização científica de estudantes do Ensino Fundamental engendrada pela participação na Feira Ciência Viva. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27800
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizaçãoCientíficaEstudantes.pdfTCC1.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.