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dc.creatorDias, Silvano Severino-
dc.date.accessioned2019-12-17T18:33:49Z-
dc.date.available2019-12-17T18:33:49Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationDIAS, Silvano Severino. Em busca dos fundamentos da teoria educacional de Álvaro Vieira Pinto. 2002. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.41pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27768-
dc.description.abstractEl presente estúdio propone buscar y analizar cómo los fundamentos de la teoria educacional en Álvaro Vieira Pinto (1909 - 1987) se relacionan con el contexto histórico, puesto que el entendimiento de la vivência y de los resultados de sus obras ganaron forma en el interior dei Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), a partir de la mitad de los anos 50, dei siglo XX. Ese período fue marcado por la acentuada crisis de la élite agrariomercantil, por el êxodo rural, por la efervescencia de los movimientos populares, por la creciente lucha en tomo a la reforma universitária, contando con la UNE (União Nacional dos Estudantes), JEC (Juventude Estudantil Católica), AP (Ação Popular), MCP (Movimento de Cultura Popular), MEB (Movimento de Educação de Base), que buscaban, también, consolidar el proceso de democratización dei país. El propósito de esas movilizaciones sociales era subsidiar las masas populares para que ésas reivindicasen su inclusión en el proceso productivo dei país y participasen de su sistema educacional y de las decisiones de sus rumbos políticos. En ese período Brasil estaba viviendo una fase de desarrollo econômico jamás vista en toda su historia. En consonância con los rumbos de ese desarrollo, Vieira Pinto elabora su visón acerca de la educación, como posibilidad de transformación de la realidad sociocultural, sustentando que, los conceptos de cultura y de educación son condicionados por la ideologia dei desarrollo nacional. De esta manera, al considerar que el pensamiento educacional de Vieira Pinto y la realidad brasilena están imbricados, la comprensión y la interpretación de aquél se subdesarrollo, ideologia dei desarrollo nacional, masas populares, conciencia ingênua y conciencia crítica y, de Estado/ Nación, fundamentan la concepción de educación, que se encuentran presentes en las siguientes obras: Ideologia e desenvolvimento nacional (1956), Consciência e realidade nacional, vol. I e H (1960), A questão da universidade (1961), Ciência e existência (1969) y Sete lições de educação de adultos (1982), cuyas reflexiones se iniciaron em Chile en 1966.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTeoria educacional brasileirapt_BR
dc.subjectPensamento educacionalpt_BR
dc.titleEm busca dos fundamentos da teoria educacional de Álvaro Vieira Pintopt_BR
dc.title.alternativeEn busca de los fundamentos de la teoría educativa de Álvaro Vieira Pintopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, José Carlos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069283169342231pt_BR
dc.contributor.referee1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.referee2Schultz, Almiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836207928672702pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe buscar e analisar como os fundamentos da teoria educacional em Álvaro Vieira Pinto (1909 — 1987) se relacionam com o contexto histórico, visto que o entendimento da vivência e dos resultados de seus empreendimentos ganharam forma no interior do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), a partir dos meados dos anos 50, do século XX. Esse período foi marcado pela acentuada crise da elite agrário-mercantil, pelo êxodo rural, pela efervescência dos movimentos populares, pela crescente luta em tomo da reforma universitária, contando com a participação da UNE (União Nacional dos Estudantes), JEC (Juventude Estudantil Católica), AP (Ação Popular), MCP (Movimento de Cultura Popular), MEB (Movimento de Educação de Base), que buscavam, também, consolidar o processo de democratização do país. O intuito dessas mobilizações sociais era subsidiar as massas populares para que essas reivindicassem sua inclusão no processo produtivo do país, e participassem do seu sistema educacional e das decisões dos seus rumos políticos. Nesse período, o Brasil estava vivenciando uma fase de desenvolvimento econômico jamais vista em toda a sua história. Em consonância com os rumos desse desenvolvimento, Vieira Pinto elabora a sua visão acerca da educação, enquanto possibilidade de transformação da realidade sócio-cultural, sustentando que, os conceitos de cultura e de educação são condicionados pela ideologia do desenvolvimento nacional. Assim sendo, ao considerarmos que o pensamento educacional de Vieira Pinto e a realidade brasileira estão imbricados, a compreensão e a interpretação daquele far-se-ão no horizonte da história. A nosso ver, as categorias: subdesenvolvimento, ideologia do desenvolvimento nacional, massas populares, consciência ingênua e consciência crítica e, de Estado/ Nação, fundamentam a concepção de educação, que se encontra presente nas seguintes obras: Ideologia e desenvolvimento nacional (1956), Consciência e realidade nacional, vol. I e H (1960), A questão da universidade (1961), Ciência e existência (1969) e Sete lições de educação de adultos (1982), cujas reflexões se iniciaram no Chile em 1966.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.41pt_BR
dc.orcid.putcode81753324-
dc.crossref.doibatchid39f8de2e-f8c8-4505-9322-aae0abdda126-
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