Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27688
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estereótipo dos ‘alunos do fundão’ no curso de graduação em ciências contábeis
Autor(es): Sousa, Ana Laura Gomes de
Primeiro orientador: Leal, Edvalda Araújo
Resumo: Este estudo objetivou analisar se os ‘alunos do fundão’ são estereotipados negativamente quanto ao rendimento acadêmico pelos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades brasileiras. Para isso, utilizou-se a pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, sendo o procedimento de coleta de dados o levantamento, com a aplicação de um questionário. A amostra é composta de 471 docentes. Para análise dos dados, utilizou-se a análise descritiva e o teste estatístico da análise fatorial exploratória. Verificou-se que os docentes não avaliam negativamente o rendimento dos alunos do fundão, ou seja, a posição ocupada em sala não influencia o desempenho, tampouco a participação desses alunos em sala de aula é negativa. Para os professores, eles buscam alcançar êxito nas atividades individuais e poderão obter bons resultados nas avaliações externas à Instituição, tais como, Enade ou exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A análise fatorial exploratória resultou em quatro fatores que explicam 61,4% da variação dos dados. Esses fatores foram denominados: ‘Rendimento e desempenho negativo dos alunos do fundão’, ‘Desinteresse dos alunos do fundão’, ‘Rendimento e desempenho positivo dos alunos do fundo’ e ‘Atitudes dos Docentes para envolver os alunos do fundo nas atividades em sala’. De acordo com os resultados da estatística descritiva, os professores participantes concordam que a posição do aluno na sala de aula não influencia o rendimento acadêmico.
Abstract: This study aimed to analyze if the 'students who sit in the back of the classroom' are stereotyped negatively regarding the academic performance by the professors of Accounting Sciences course of the Brazilian universities. In order to accomplish this, the descriptive research, of quantitative approach, was used and the data collection procedure was the survey, with a questionnaire application. The sample is made up of 471 professors. For the analysis of the data, we used the descriptive analysis and the statistical test of the exploratory factorial analysis. It was verified that the professors do not evaluate negatively these students’ performance, that is, the position occupied in the classroom does not influence the performance, nor the participation of these students in the classroom is negative. For professors, they seek to achieve success in individual activities and can achieve good results in evaluations outside the Institution, such as Enade or an examination of Conselho Federal de Contabilidade (CFC). The exploratory factorial analysis resulted in four factors that explain 61.4% of the data variation. These factors were denominated: 'Performance and negative performance of the students in the back of the classroom', 'Disinterest of the students in the back of the classroom', 'Performance and positive performance of the students in the back’ and 'Professors’ attitudes to involve the students who sit in the back of the classroom, in the class activities'. According to the results of descriptive statistics, participating professors agree that the student's position in the classroom does not influence in academic performance.
Palavras-chave: Alunos do fundão
Estereotipagem
Rendimento
Students who sit in the back of the classroom
Stereotyping
Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Ana Laura Gomes de. Estereótipo dos ‘alunos do fundão’ no curso de graduação em ciências contábeis. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27688
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstereótiposAlunosFundão.pdfTCC-PDF/A952.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.