Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Ana Laura Gomes de-
dc.date.accessioned2019-12-16T16:31:46Z-
dc.date.available2019-12-16T16:31:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Laura Gomes de. Estereótipo dos ‘alunos do fundão’ no curso de graduação em ciências contábeis. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27688-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze if the 'students who sit in the back of the classroom' are stereotyped negatively regarding the academic performance by the professors of Accounting Sciences course of the Brazilian universities. In order to accomplish this, the descriptive research, of quantitative approach, was used and the data collection procedure was the survey, with a questionnaire application. The sample is made up of 471 professors. For the analysis of the data, we used the descriptive analysis and the statistical test of the exploratory factorial analysis. It was verified that the professors do not evaluate negatively these students’ performance, that is, the position occupied in the classroom does not influence the performance, nor the participation of these students in the classroom is negative. For professors, they seek to achieve success in individual activities and can achieve good results in evaluations outside the Institution, such as Enade or an examination of Conselho Federal de Contabilidade (CFC). The exploratory factorial analysis resulted in four factors that explain 61.4% of the data variation. These factors were denominated: 'Performance and negative performance of the students in the back of the classroom', 'Disinterest of the students in the back of the classroom', 'Performance and positive performance of the students in the back’ and 'Professors’ attitudes to involve the students who sit in the back of the classroom, in the class activities'. According to the results of descriptive statistics, participating professors agree that the student's position in the classroom does not influence in academic performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos do fundãopt_BR
dc.subjectEstereotipagempt_BR
dc.subjectRendimentopt_BR
dc.subjectStudents who sit in the back of the classroompt_BR
dc.subjectStereotypingpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleEstereótipo dos ‘alunos do fundão’ no curso de graduação em ciências contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar se os ‘alunos do fundão’ são estereotipados negativamente quanto ao rendimento acadêmico pelos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades brasileiras. Para isso, utilizou-se a pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, sendo o procedimento de coleta de dados o levantamento, com a aplicação de um questionário. A amostra é composta de 471 docentes. Para análise dos dados, utilizou-se a análise descritiva e o teste estatístico da análise fatorial exploratória. Verificou-se que os docentes não avaliam negativamente o rendimento dos alunos do fundão, ou seja, a posição ocupada em sala não influencia o desempenho, tampouco a participação desses alunos em sala de aula é negativa. Para os professores, eles buscam alcançar êxito nas atividades individuais e poderão obter bons resultados nas avaliações externas à Instituição, tais como, Enade ou exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A análise fatorial exploratória resultou em quatro fatores que explicam 61,4% da variação dos dados. Esses fatores foram denominados: ‘Rendimento e desempenho negativo dos alunos do fundão’, ‘Desinteresse dos alunos do fundão’, ‘Rendimento e desempenho positivo dos alunos do fundo’ e ‘Atitudes dos Docentes para envolver os alunos do fundo nas atividades em sala’. De acordo com os resultados da estatística descritiva, os professores participantes concordam que a posição do aluno na sala de aula não influencia o rendimento acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstereótiposAlunosFundão.pdfTCC-PDF/A952.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.