Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27662
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Metodologias ativas para cursos de Física 1 |
Autor: | Ladeira, Vinícius Borges |
Primer orientador: | Cunha, Diego Merigue da |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência de duas metodologias ativas de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos e Metodologia Ativa de Resolução de Exercícios de Grupo com Auxílio de Monitores. Tal análise fundamentou-se na aplicação em duas turmas distintas de uma mesma disciplina; Física Básica 1, composta por alunos de diferentes cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Fededaral de Uberlândia. Foi analisada a receptividade dos alunos, os procedimentos adotados pelo professor da disciplina e a eficiência das metodologias de ensino. Os dados para realização da pesquisa foram o índice de aprovação e reprovação da turma em períodos anteriores e nos períodos de aplicação da metodologia ativa e um questionário de opinião. Através das analises dos índices de aprovação e reprovação foi constatado que nos semestres em que as metodologias ativas foram empregadas, houve um índice de aprovação satisfatório, já na análise do questionário foi possível verificar algumas características dos alunos da turma, tais como: receptividade quanto a metodologia, trabalho em grupo, aprendizado, deficiência acadêmica, dedicação e disciplina, entre outros. |
Abstract: | This paper aims to analyze the efficiency of two active teaching methodologies: Project-Based-Learning and Active Methodology of Group Exercise Resolution with Assistance of Monitors. This analysis was based on the application in two distinct classes of the same discipline; Basic Physics 1, composed of students from different engineering courses of the Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) of the Universidade Federal de Uberlâdia. The receptivity of the students, the procedures adopted by the subject teacher and the efficiency of the teaching methodologies were analyzed. The data for conducting the research were the class's pass and fail index in previous periods and in the periods of application of the active methodology and an opinion questionnaire. Through the analysis of the pass and fail indices it was found that in the semesters in which the active methodologies were employed, there was a satisfactory pass index, while in the questionnaire analysis it was possible to verify some characteristics of the students of the class, such as receptivity to methodology, group work, learning, academic disability, dedication and discipline, among others. |
Palabras clave: | Metodologias ativas de ensino Aprendizagem baseada em projetos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | Ladeira, Vinícius Borges. Metodologias ativas para cursos de Física 1. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27662 |
Fecha de defensa: | 14-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MetodologiasAtivasPara.pdf | 610.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons