Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27662
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLadeira, Vinícius Borges-
dc.date.accessioned2019-12-13T18:37:11Z-
dc.date.available2019-12-13T18:37:11Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.identifier.citationLadeira, Vinícius Borges. Metodologias ativas para cursos de Física 1. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27662-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the efficiency of two active teaching methodologies: Project-Based-Learning and Active Methodology of Group Exercise Resolution with Assistance of Monitors. This analysis was based on the application in two distinct classes of the same discipline; Basic Physics 1, composed of students from different engineering courses of the Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) of the Universidade Federal de Uberlâdia. The receptivity of the students, the procedures adopted by the subject teacher and the efficiency of the teaching methodologies were analyzed. The data for conducting the research were the class's pass and fail index in previous periods and in the periods of application of the active methodology and an opinion questionnaire. Through the analysis of the pass and fail indices it was found that in the semesters in which the active methodologies were employed, there was a satisfactory pass index, while in the questionnaire analysis it was possible to verify some characteristics of the students of the class, such as receptivity to methodology, group work, learning, academic disability, dedication and discipline, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.titleMetodologias ativas para cursos de Física 1pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Diego Merigue da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199681079558387pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a eficiência de duas metodologias ativas de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos e Metodologia Ativa de Resolução de Exercícios de Grupo com Auxílio de Monitores. Tal análise fundamentou-se na aplicação em duas turmas distintas de uma mesma disciplina; Física Básica 1, composta por alunos de diferentes cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Fededaral de Uberlândia. Foi analisada a receptividade dos alunos, os procedimentos adotados pelo professor da disciplina e a eficiência das metodologias de ensino. Os dados para realização da pesquisa foram o índice de aprovação e reprovação da turma em períodos anteriores e nos períodos de aplicação da metodologia ativa e um questionário de opinião. Através das analises dos índices de aprovação e reprovação foi constatado que nos semestres em que as metodologias ativas foram empregadas, houve um índice de aprovação satisfatório, já na análise do questionário foi possível verificar algumas características dos alunos da turma, tais como: receptividade quanto a metodologia, trabalho em grupo, aprendizado, deficiência acadêmica, dedicação e disciplina, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MetodologiasAtivasPara.pdf610.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons